Primeira-ministra dinamarquesa renuncia ao cargo e à liderança do partido

  • Por Agencia EFE
  • 18/06/2015 21h27

Copenhague, 18 jun (EFE).- A primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, anunciou que renuncia como líder do Partido Social-Democrata após a derrota desta quinta-feira nas eleições gerais, nas quais a oposição de direita recuperou o poder.

“A liderança consiste em retirar-se no momento adequado, e esse momento é agora”, afirmou Thorning-Schmidt em entrevista coletiva nas dependências de seu partido no parlamento dinamarquês.

Além disso, a primeira mulher a se transformar em chefe de governo na Dinamarca em 2011 informou que amanhã, sexta-feira, apresentará sua renúncia como primeira-ministra.

A até agora ministra da Justiça, Mette Frederiksen, é a principal candidata a suceder Thorning-Schmidt no cargo, segundo meios de comunicação dinamarqueses.

O Partido Social-Democrata recuperou sua condição de força mais votada com 26,4% dos votos, apesar de uma legislatura convulsa e das críticas a seu governo pelos cortes sociais, mas o bloco de centro-esquerda ficou com 47,3% dos sufrágios contra 52,4% da oposição de direita. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.