Prisão de empresária chinesa coloca em risco trégua entre China e EUA
China mostra irritação com prisão da filha do fundador da gigante chinesa de tecnologia Huawei e pede explicações de Estados Unidos e Canadá.
Meng Wanzhou foi detida no dia 1º de dezembro em Vancouver, a pedido do governo norte-americano, que quer a extradição da empresária. Ela é acusada de violar as sanções do presidente Donald Trump impostas ao Irã, exportando produtos norte-americanos ao país do Oriente Médio.
A empresa nega qualquer operação irregular da diretora financeira. Nesta quinta-feira (06), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, cobrou explicações sobre a prisão e a imediata soltura de Meng Wanzhou.
A situação da empresária coloca em risco a trégua comercial entre os dois países, que acordaram o fim das taxações durante 90 dias.
A revelação da detenção da empresária também derrubou as bolsas chinesas. Nesta quinta-feira, Xangai fechou em baixa de 1,68%, enquanto Hong Kong terminou o dia em queda de 2,47%.
*Informações do repórter Matheus Meirelles
Assuntos
continue lendo
Mundo
Dinamarca celebra acordo ‘vinculante’ com Trump sobre a Groenlândia
Decisão foi anunciado pelo republicano na sexta-feira
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 1 dia
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 3 semanas