Procuradora de Baltimore acusa seis policiais de homicídio de jovem negro

  • Por Agência Brasil
  • 01/05/2015 16h00

Manifestante se posiciona em frente a policiais durante protesto contra a morte de Freddie Gray em Baltimore Scialon/EPA/Agência Brasil Manifestante se posiciona em frente a policiais durante protesto contra a morte de Freddie Gray em Baltimore

A procuradora de Baltimore, Marilyn Mosby, anunciou hoje (1º) que a morte de Freddie Gray, falecido uma semana depois de detido, é um “homicídio” e que seis políciais estão acusados pelo crime. Ela apresentou à imprensa as conclusões de um inquérito sobre a morte do homem de 25 anos, ocorrida em 19 de abril, e que provocou violentos distúrbios.

Mosby, citada pela agência espanhola EFE, adiantou que seis policiais, que tinham sido suspensos na semana passada, serão acusados por homicídio involuntário, acrescentando que foi  emitido hoje um mandado de detenção.

De acordo com os resultados do inquérito e da autópsia, o homem morreu de uma “ferida que lhe foi fatal, enquanto seguia no veículo da polícia, sem cinto de segurança”. Na sequência destas revelações, o presidente Barack Obama disse hoje que é “absolutamente vital” que a verdade sobre a morte do homem afro-americano seja revelada.

“É absolutamente vital que a verdade venha à tona” sobre o que se passou com Freddie Gray, disse o Obama, na Casa Branca, depois de serem conhecidas as acusações, que incluem assassinato em segundo grau e homicídio involuntário.

Depois da morte de Freddie Gray e do anúncio de que ele teria morrido de uma fratura da vértebra cervical, Baltimore tem sido palco de manifestações diárias, que resultam em confrontos com a polícia. Gray foi detido em 12 de abril quando, ao ver agentes da polícia, começou a correr.

Os policiais detiveram Gray e encontraram uma navalha num dos bolsos da calça do rapaz. Não se sabe, até o momento, se os policiais suspeitavam que ele tinha uma arma branca antes do momento da sua detenção. Depois, ele foi transportado num carro policial, onde sofreu uma lesão cervical, que acabou por determinar a sua morte uma semana depois. Seis agentes da polícia foram suspensos.

Freddie Gray transformou-se num novo símbolo, como já tinha acontecido com o adolescente afro-americano Michael Brown (morto a tiros por um polícial em Ferguson, Missouri) no verão de 2014, da violência policial e da atitude de desconfiança que existe entre as forças policiais e as minorias nos Estados Unidos.

Na quarta-feira à noite, várias cidades norte-americanas foram cenário de protestos contra a violência policial contra a população afro-americana. Em Nova Iorque, as autoridades detiveram mais de 100 pessoas durante os protestos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.