Putin ordena assinatura de acordo de aliança e integração com Ossétia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 10h52

Moscou, 6 mar (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta sexta-feira a assinatura de um acordo de aliança e integração com a república separatistas georgiana da Ossétia do Sul, cuja independência foi reconhecida pelo Kremlin em agosto de 2008.

Segundo informou o Kremlin em comunicado, Putin aceitou a proposta do governo russo de assinar com Ossétia do Sul um acordo similar ao assinado no ano passado com a também separatista região georgiana da Abkhazia (Mar Negro).

O acordo procura aprofundar gradualmente a cooperação entre Rússia e Ossétia do Sul nos âmbitos social, econômico e humanitário, e também em matéria de política externa, segurança e defesa.

O governo russo deve vincular em um futuro a esse documento acordos de cooperação em setores específicos, segundo informam meios de comunicação locais.

Em novembro de 2014, Putin assinou um acordo de aliança e associação estratégica com Abkhazia apesar das fortes críticas da Geórgia, que tachou o documento de “ilegal” e “mais um passo rumo à anexação”.

A Rússia dispõe de bases militares tanto na Ossétia do Sul como em Abkhazia, regiões que Tbilisi considera “territórios ocupados” pelas tropas russas.

Precisamente, o Exército russo iniciou ontem manobras militares de defesa antiaérea em ambas regiões, da mesma forma que na península da Crimeia, anexada há um ano pela Rússia, após um referendo no qual essa opção foi incomodamente majoritária.

A Geórgia, que rompeu relações diplomáticas com a Rússia após a guerra russo-georgiana pelo controle da Ossétia do Sul de agosto de 2008, iniciou no final de 2013 um processo de normalização com seu vizinho do norte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.