Putin visitará o Brasil e confirma presença na final da Copa

  • Por Agencia EFE
  • 04/07/2014 11h18

Moscou, 4 jul (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciará na próxima semana uma viagem pela América Latina durante a qual visitará Brasil, Cuba e Argentina para impulsionar a cooperação bilateral com esses países e assistir à final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro, informou nesta sexta-feira o Kremlin.

No dia 11 de julho, o líder russo chegará a Havana para se reunir com o presidente cubano, Raúl Castro, com quem abordará projetos em distintas matérias de cooperação como investimentos, transportes, aviação civil e o âmbito energético.

Além disso, segundo o comunicado do serviço de imprensa do Kremlin, “no marco da visita está prevista uma reunião de Putin com o líder da revolução cubana, Fidel Castro”.

No dia seguinte, o chefe do Kremlin se deslocará a Buenos Aires, onde se reunirá com a presidente argentina, Cristina Kirchner, para tratar assuntos de cooperação no âmbito da energia e do comércio.

O Kremlin detalhou que os dois assinarão ao término da reunião uma série de documentos para fomentar a cooperação entre Moscou e Buenos Aires.

No domingo, 13 de junho, Putin viajará ao Brasil, em uma visita que culminará com a participação do líder russo na VI cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) nos dias 14 e 15 de julho, na cidade de Fortaleza.

No transcurso da cúpula, os membros da aliança assinarão documentos para a fundação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e a criação de reservas de divisas.

À margem da cúpula, Putin se reunirá com os líderes chinês, indiano e sul-africano e alguns presidentes da América Latina.

Além disso, o presidente russo também estará na final da Copa do Mundo, que será disputada no dia 13 de julho, no Maracanã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.