Pyongyang condena missionário sul-coreano a perpétua e trabalhos forçados

  • Por Agencia EFE
  • 31/05/2014 02h34

Seul, 31 mai (EFE).- A justiça da Coreia do Norte condenou um missionário sul-coreano a prisão perpétua e a trabalhos forçados pelos crimes de “subversão estatal e espionagem”, informou neste sábado a agência estatal sul-coreana “KCNA”.

A Corte Suprema norte-coreana sentenciou Kim Jong-uk, descrito pelo jornal como um agente da inteligência de Seul infiltrado em Pyongyang para conspirar contra o regime de Kim Jong-un.

“O acusado admitiu todos os delitos: atos religiosos anti-RPDC (República Popular Democrática de Coreia) e prejudicar intencionalmente a dignidade da liderança suprema da RPDC no exterior”, disse a agência estatal.

O missionário entrou de forma ilegal na Coreia do Norte querendo estabelecer uma igreja clandestina e de reunir informação dos assuntos internos de Pyongyang, decidiu a justiça.

Já os serviços sul-coreanos de inteligência insistiram que Kim, detido pelas autoridades norte-coreanas em outubro, não é um agente infiltrado, informou a agência local “Yonhap”.

O acusado já tinha trabalhado anteriormente como missionário em uma cidade na fronteira com a China, disseram as autoridades sul-coreanas, que não divulgaram a idade dele nem outros dados pessoais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.