Pyongyang oferece parar testes atômicos se Washington cancelar manobras

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2015 01h10

Seul, 11 jan (EFE).- A Coreia do Norte insinuou em uma nota publicada por sua agência estatal de notícias que pararia temporariamente com seus testes nucleares se os Estados Unidos decidirem cancelar este ano as manobras militares conjuntas que regularmente realiza com a Coreia do Sul.

O texto publicado diz que a mensagem foi enviada a Washington “através de um canal relevante” e que propunha “a suspensão temporária dos exercícios militares conjuntos na Coreia do Sul e seus arredores este ano para contribuir para diminuir a tensão na península coreana”.

A carta acrescentava que no caso de se cancelar os exercícios, a Coreia do Norte estaria preparada para responder com “a suspensão temporária do teste nuclear que preocupa os Estados Unidos”.

Em novembro passado a Coreia do Norte ameaçou realizar um novo teste nuclear em resposta a uma resolução da ONU que procura julgar as violações dos direitos humanos do regime no Tribunal Penal Internacional (TPI).

No entanto, nem especialistas nem agências de inteligência detectaram movimentos nas instalações de Pungye-ri – complexo no nordeste do país onde o regime realizou seus três testes nucleares até o momento – que indiquem que vai ser realizado um novo teste atômico subterrâneo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.