Pyongyang testou plataforma para lançar mísseis de submarinos, segundo Seul

  • Por Agencia EFE
  • 21/02/2015 08h30

Seul, 21 fev (EFE).- O exército norte-coreano realizou no final de janeiro testes com tecnologia para disparar mísseis a partir de submarinos, informou neste sábado a agência sul-coreana “Yonhap”.

A Coreia do Norte “testou em uma zona litorânea próxima ao estaleiro de Sinpo (leste do país), no último dia 23 de janeiro, uma plataforma de lançamento que permitiria disparar mísseis a partir de submarinos”, declarou à agência um representante do exército sul-coreano que pediu anonimato.

O militar detalhou que o teste, efetuado de uma plataforma flutuante, teria servido para simular a fase inicial de ejeção de um míssil através do tubo de lançamento de um submersível.

O estaleiro de Sinpo é a maior fábrica de submarinos da Coreia do Norte e também a sede do Instituto de Pesquisa Marítima da Academia das Ciências da Defesa Nacional, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de navios de guerra e submarinos, assim como armamento e mísseis navais.

Tanto a inteligência sul-coreana como a dos Estados Unidos asseguraram desde o ano passado que o regime norte-coreano está desenvolvendo tecnologia para que seus submarinos possam disparar mísseis balísticos.

No entanto, os analistas duvidam se a intenção de Pyongyang é equipar este sistema em um novo modelo de submarino que os satélites captaram no final de 2014 no mesmo estaleiro de Sinpo ou em submersíveis da classe Golf (que Pyongyang comprou de Moscou em 1993).

Em novembro do ano passado, a agência de notícias norte-coreana “KCNA” acusou os EUA de divulgar rumores sobre o desenvolvimento desta tecnologia para justificar sua presença na península coreana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.