Quatro civis mortos em ataque insurgente no sul da Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 10/03/2014 01h44
  • BlueSky

Bangcoc, 10 mar (EFE).- Quatro civis morreram e três pessoas ficaram feridas durante um tiroteio iniciado por um grupo da insurgência muçulmana na província de Pattani, na Tailândia, informou a polícia nesta segunda-feira.

Um grupo de pessoas não identificadas que viajavam em uma caminhonete utilizaram rifles para atacar uma casa no distrito de Khok Pho no domingo, declarou o chefe da polícia provincial ao site do cana “Thai PBS”.

Os atacantes fazem parte da insurgência muçulmana que atua na região.

Cerca de seis mil pessoas morreram pela violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que os rebeldes muçulmanos recrudesceram sua atividade em janeiro de 2004.

Os atentados com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar do desdobramento de 40 mil integrantes das forças de segurança e a vigência do estado de exceção.

Os insurgentes denunciam a discriminação da maioria budista do país e exigem a criação de um estado islâmico que integre as três províncias, que configuraram o antigo sultanato de Pattani, anexado por Tailândia há um século. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.