Rainha Letizia elogia dieta mediterrânea como exemplo de alimentação saudável
Roma, 14 jun (EFE).- A rainha Letizia da Espanha elogiou nesta sexta-feira a “tradicional dieta mediterrânea”, que considerou “o melhor exemplo de alimentação saudável e sustentável”, durante seu discurso após receber a nomeação de embaixadora para a Nutrição da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) das Nações Unidas.
“Como vocês sabem, a dieta mediterrânea é mais que um padrão alimentar, é um estilo de vida”, acrescentou.
A rainha convidou todos os presentes “que comprovem na Expo Milão 2015 as virtudes desta dieta e a aposta da Espanha na saúde no âmbito da nutrição”.
A Exposição Universal que desde maio e nos próximos meses está sendo realizada em Milão, tem o lema: “Alimentar o planeta. Energia de vida”.
Em seu discurso, a rainha espanhola qualificou de “inaceitável” um mundo “no qual a cada dia se joga comida fora, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome”.
Além disso ela qualificou de “paradoxo contemporâneo” que “enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, mais de mil milhões comem mal e em excesso”.
“Isto significa que sofrem de sobrepeso e obesidade, ambas as doenças que frequentemente são incapacitantes e estão vinculadas a patologias cardiovasculares e metabólicas”, acrescentou.
A rainha já tinha falado de dieta mediterrânea e seus benefícios em novembro do ano passado quando participou da 2ª Conferência sobre Nutrição neste mesmo organismo. EFE
ccg-mso/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.