Rainha Letizia elogia dieta mediterrânea como exemplo de alimentação saudável

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2015 10h42

Roma, 14 jun (EFE).- A rainha Letizia da Espanha elogiou nesta sexta-feira a “tradicional dieta mediterrânea”, que considerou “o melhor exemplo de alimentação saudável e sustentável”, durante seu discurso após receber a nomeação de embaixadora para a Nutrição da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) das Nações Unidas.

“Como vocês sabem, a dieta mediterrânea é mais que um padrão alimentar, é um estilo de vida”, acrescentou.

A rainha convidou todos os presentes “que comprovem na Expo Milão 2015 as virtudes desta dieta e a aposta da Espanha na saúde no âmbito da nutrição”.

A Exposição Universal que desde maio e nos próximos meses está sendo realizada em Milão, tem o lema: “Alimentar o planeta. Energia de vida”.

Em seu discurso, a rainha espanhola qualificou de “inaceitável” um mundo “no qual a cada dia se joga comida fora, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome”.

Além disso ela qualificou de “paradoxo contemporâneo” que “enquanto milhões de pessoas não têm o que comer, mais de mil milhões comem mal e em excesso”.

“Isto significa que sofrem de sobrepeso e obesidade, ambas as doenças que frequentemente são incapacitantes e estão vinculadas a patologias cardiovasculares e metabólicas”, acrescentou.

A rainha já tinha falado de dieta mediterrânea e seus benefícios em novembro do ano passado quando participou da 2ª Conferência sobre Nutrição neste mesmo organismo. EFE

ccg-mso/ma