Rebeldes de Donetsk pedem que Rússia reconheça independência da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 10h35

Kiev, 22 mai (EFE).- A república popular de Donetsk pediu nesta quinta-feira à Rússia que reconheça sua independência da Ucrânia, proclamada depois que uma maioria de eleitores apoiou a opção em um referendo de autodeterminação realizado no sudeste ucraniano.

O pedido “oficial” foi lido aos jornalistas pelo líder pró-Rússia da república popular, Dennis Pushilin, que já havia anunciado anteriormente o interesse dos insurgentes de se integrar à Federação da Rússia.

Os pró-Rússia denunciaram que os ataques das forças ucranianas na cidade de Volnovaja, no sul da região, deixaram 20 mortos e 42 feridos nas últimas horas.

Além disso, nove soldados ucranianos morreram e pelo menos outros 20 ficaram feridos hoje em combates com os pró-Rússia nas cidades de Volnovaja (Donetsk) e Rubezhnoe, na vizinha região de Lugansk, informou o Ministério da Defesa da Ucrânia.

Segundo Kiev, os oito soldados mortos em Volnojava morreram na explosão do blindado em que estavam quando o veículo foi atacado pelos milicianos com fogo de morteiro e lança-granadas.

Outro soldado morreu em confrontos armados que continuam entre as forças ucranianas e os rebeldes nos acessos à cidade de Lisichansk, na vizinha Lugansk, cujos líderes pró-Rússia declararam a lei marcial e anunciaram a mobilização total dos homens com idades entre 18 e 45 anos que vivem na região.

O governador da autoproclamada república popular de Lugansk, Valeri Bolotov, também pediu “a intervenção de tropas pacificadoras”, presumivelmente russas, “antes que haja uma catástrofe humana”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.