Redução dos limites de velocidade nas marginais começa a valer a partir desta segunda (20)

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2015 08h25
SAO PAULO, SP, 18.07.2015 ? TRANSITO-SP - Congestionamento na pista local devido operação para retirada do caminhão vasculante que ficou preso na ponte do Piqueri na pista central da Marginal Tietê sentido Ayrton Senna neste sábado, 18. ( Foto: Fernando Neves / Brazil Photo Press/Folhapress)Marginal Tietê

Os novos limites de velocidade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros já estão valendo nesta segunda-feira (20), mas persistem as críticas de especialistas sobre a eficácia da medida. Na pista expressa, o limite máximo permitido passa de 90 para 70 km/h; na pista central, cai de 70 para 60km/h. Nas vias locais das duas marginais, os condutores estão proibidos de andar a mais de 50km/h.

Falando a Renata Perobelli, o especialista em trânsito, Nelson Maluf El Hage, adverte que redução da velocidade não vai mudar comportamentos. “Com certeza tem muito problema envolvendo acidentes. Podem ser problema de álcool, droga, sonolência. Todos esses problemas não vão ser resolvidos se diminuir a velocidade, isso não vai mudar comportamento”, diz.

Presidente da Associação Brasileira de Pedestres aplaude a iniciativa e lembra que as marginais são vias expressas com muitos problemas. Eduardo Daros acredita que somente a redução de velocidade pode diminuir o número de acidentes com mortes. “A pista expressa vai ter a velocidade um pouco maior, mas nós temos problemas de acidentes graves, porque ela é expressa, mas as saídas não são expressas. Temos um sistema de transporte capenga”, critica.

Cerca de um milhão de automóveis, ônibus, caminhões e motos cruzam as marginais do Pinheiros e do Tietê diariamente. Os motoqueiros ainda representam mais que o dobro das vítimas do trânsito em relação aos motoristas e passageiros.