Reis da Espanha concluem visita a Portugal com encontro com primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2014 15h36
  • BlueSky

Lisboa, 7 jul (EFE).- Os reis da Espanha se reuniram em Lisboa nesta segunda-feira, durante pouco mais de meia hora, com o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, no ato final da curta visita ao país vizinho, a segunda feita ao exterior como monarcas.

Durante o encontro, ocorrido na residência oficial do português, Felipe VI e a rainha Letizia abordaram temas bilaterais relacionados a cooperação, região ibero-americana e a saída da crise econômica, segundo fontes da Casa Real.

Pouco antes, os reis tinham ido à sede do Parlamento português, onde acompanhados pela presidente, Assunção Esteves, visitaram suas instalações. Felipe VI e a rainha Letizia viram a exposição intitulada “O nascimento de uma democracia”, instalada dentro do Congresso e que repassa os primeiros passos dados pelo país entre 1974 e 1976, depois da Revolução dos Cravos que pôs fim a cinco décadas de ditadura.

O percurso, ao qual se somaram os porta-vozes de todos os partidos portugueses, incluiu ainda uma visita ao plenário parlamentar, hoje cheio de jornalistas pela ocasião. Conforme informaram fontes da Casa do Rei, Assunção Esteves agradeceu ao chefe de Estado espanhol a viagem a Lisboa e lembrou o grande papel dos dois países nas relações entre à União Europeia e região ibero-americana.

O encontro com o primeiro-ministro português, de caráter principalmente protocolar, foi o último ato oficial dos previstos na intensa agenda da estadia dos reis da Espanha em solo português, que durou pouco mais de sete horas.

Nesse período, se reuniram também com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e sua esposa, Maria Cavaco, que ofereceram um almoço em homenagem aos novos reis no Palácio Real de Queluz, cerca de 20 quilômetros de Lisboa, do qual participaram mais de uma centena de personalidades do mundo político, social e cultural de Portugal.

Além disso, a rainha Letizia teve uma reunião sobre a situação dos afetados por doenças raras em Portugal, na qual esteve acompanhada da primeira-dama portuguesa. EFE

otc-adr/cdr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.