Representante diplomática dos EUA viajará a Havana no próximo dia 21

  • Por Agencia EFE
  • 08/01/2015 18h48
  • BlueSky

Washington, 8 jan (EFE).- A secretária adjunta para a América Latina do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Roberta Jacobson, viajará a Havana nos próximos dias 21 e 22, para aquela que será a missão de mais alto nível de um diplomata americano na Cuba castrista.

A visita faz parte das tentativas do governo Barack Obama de reativar as relações diplomáticas com Cuba após mais de 50 anos de inimizade e embargo econômico.

Em entrevista coletiva, a porta-voz do Departamento de Estado, Jen Psaki, afirmou que Jacobson falará com as autoridades cubanas “sobre a normalização das relações diplomáticas”, assim como sobre a nova rodada de reuniões semestrais sobre imigração iniciadas com Obama, das quais participam funcionários de menor categoria.

Psaki explicou que a agenda para esta nova rodada de conversas sobre imigração, que tentam coordenar os movimentos migratórios a partir de Cuba, não está finalizada.

No entanto, ela acrescentou que “o restabelecimento das relações diplomáticas será sem dúvida um assunto a ser tratado”.

No mês passado, Obama anunciou uma mudança histórica nas relações dos Estados Unidos com Cuba, com a intenção de avançar na normalização diplomática e na suspensão do embargo econômico imposto ao país caribenho em 1961. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.