Ricardo III morreu por ferimentos sofridos após perder capacete na batalha

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 01h59

Londres, 16 set (EFE).- Uma nova análise dos restos mortais do rei inglês Ricardo III (1452-1485) divulgada nesta terça-feira revela que o monarca morreu por causa de múltiplos ferimentos recebidos após perder o capacete na batalha de Bosworth.

Pesquisadores da Universidade de Leicester detectaram 11 ferimentos, nove deles no crânio, que foram causados pouco antes de sua morte, em uma análise dos ossos de Ricardo III.

Os golpes na cabeça foram produzidos aparentemente por diversas armas medievais. Além disso, foi detectado na pélvis outro grave ferimento que foi infligido provavelmente quando Ricardo III já estava morto, segundo o estudo publicado pela revista “The Lancet” em seu site.

“Os ferimentos que apresenta demonstram que sofreu o ataque de várias pessoas, com armas próprias do fim da Idade Média”, descreveu Sarah Hainsworh, uma das autoras da pesquisa.

O monarca não apresenta ferimentos defensivos nos braços, o que sugere que utilizava uma armadura que protegia o resto de seu corpo dos ataques.

“As feridas que causaram com mais probabilidade a morte do rei são duas na parte inferior do crânio. Um grande traumatismo produzido por uma arma afiada, provavelmente um espada ou uma alabarda, e outro ferimento penetrante, causado pela ponta de outra arma”, descreveu, por sua vez, Guy Rutty, investigador do centro de Leicester.

A morte do rei na batalha de Bosworth, no centro da Inglaterra, significou o fim da casa de York e deixou o trono nas mãos de Enrique VII, o primeiro da dinastia Tudor.

Os especialistas analisaram os restos mortais de Ricardo III desde que foram encontrados no subterrâneo de um estacionamento municipal dessa cidade inglesa em 2012 e que serão sepultados no dia 26 de março do ano que vem na catedral de Leicester.

O bispo anglicano da cidade, Tim Stevens, adiantou em agosto que Leicester organizará uma semana de eventos em homenagem ao antigo monarca inglês.

Antes do enterro, o caixão partirá de Bosworth e percorrerá diversas localidades relevantes na vida do rei até chegar a Leicester, onde seus restos serão expostos durante três dias para que o público possa oferecer seus cumprimentos.

“Nossa catedral se comprometeu desde o primeiro momento a realizar uma cerimônia apropriada, digna e memorável para o rei Ricardo”, afirmou o bispo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.