R.Unido diz que Ocidente está trabalhando duro para conseguir acordo com Irã

  • Por Agencia EFE
  • 21/03/2015 17h54
  • BlueSky

Londres, 21 mar (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Philip Hammond, garantiu que seus colegas de Estados Unidos, França e Alemanha, que estão reunidos neste sábado em Londres, estão “trabalhando duro” para conseguir um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear.

O chanceler britânico emitiu essa mensagem através do Twitter, acompanhada por uma fotografia do encontro, que também conta com a participação da chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, chegou hoje a Londres para analisar com Hammond e seus colegas francês e alemão, Laurent Fabius e Frank Walter Steinmeier, respectivamente, os avanços conseguidos durante uma semana de negociações em Lausanne, na Suíça, sobre o programa nuclear do Irã.

Antes de deixar a Suíça, Kerry disse que está na hora de se chegar às decisões finais para fechar o acordo porque estender as negociações não tornará mais fácil conseguir os passos cruciais necessários.

O secretário de Estado adiantou que compartilhará nesta noite na capital britânica com seus colegas europeus “ideias sobre como resolver os temas que bloqueiam” as negociações para se chegar a um documento final.

Para entrar no que deveria ser a fase final das negociações, todas as partes voltarão a se reunir em Lausanne a partir do dia 26, segundo confirmou hoje o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado datado em Lausanne.

O diálogo entre Irã e os representantes do Grupo 5+1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia, mais a Alemanha) se intensificou nas últimas semanas para se conseguir um acordo sobre o programa nuclear iraniano antes de 31 de março, a data limite estipulada pelas partes. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.