Rússia, Cazaquistão e Belarus formalizam criação da União Euroasiática

  • Por Agencia EFE
  • 23/12/2014 08h28

Moscou, 23 dez (EFE)- Os líderes da Rússia e seus principais aliados, Cazaquistão e Belarus, se reúnem nesta terça-feira em Moscou para concluir a criação da União Econômica Eurasiática (UEE), à qual se unirão também outras duas antigas repúblicas soviéticas, Armênia e Quirguistão.

A cúpula com os presidentes russo, Vladimir Putin; cazaque, Nursultan Nazarbayev; e bielorrusso, Aleksandr Lukashenko, é a coroação final do processo que permitirá que a partir de 1º de janeiro a UEE, um mercado comum de mais de 170 milhões de consumidores, comece formalmente a existir.

Também foram convidados à reunião de Moscou os presidentes da Armênia, Serge Sargsian, e do Quirguistão, Almazbek Atambayev, que também integrarão na União Eurasiática.

A Armênia, que já assinou o tratado de adesão e cumpriu sua ratificação, será membro pleno da UEE a partir de 2 de janeiro.

Na cúpula de hoje o Quirguistão assinará o tratado de adesão a União Eurasiática.

Segundo o Kremlin, as autoridades dessa república centro-asiática realizaram grande parte do trabalho preparatório necessário para se somar à UEE.

“O início da União Econômica Eurasiática permitirá aos seus países-membros alcançar um maior nível de integração e resolver com mais eficácia os problemas relativos à modernização de suas economias e o aumento de sua competitividade”, afirmou a presidência da Rússia em uma nota à imprensa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.