Rússia diz que acordo de cessar-fogo na Síria foi fechado e deve começar nesta sexta-feira

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/12/2016 11h04
PUT02 YALTA (RUSIA) 26/10/2016.- El presidente de Rusia, Vladimir Putin, asiste a una sesión del Frente Popular Ruso durante el "Foro de Acción.Crimea" en Yalta, en la península de Crimea, hoy, 26 de octubre de 2016. La agenda incluye asuntos de energía y reservas de petróleo en Crimea, además de asuntos de agricultura y economía. EFE/Alexei Druzhinin / Sputnik / Kre CRÉDITO OBLIGATORIO EFE/Alexei Druzhinin presidente da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que os acordos foram firmados para um cessar-fogo na Síria e negociações de paz entre o governo do presidente Bashar al-Assad e a oposição.

A trégua está programada para começar na manhã de sexta-feira (30), disse o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu.

Em um comunicado divulgado pela Agência de notícias oficial da Síria, os militares da Síria confirmaram que um “cessar-fogo abrangente” entraria em vigor na meia-noite.

Putin disse que os acordos foram alcançados nesta quinta-feira entre o regime sírio e a “oposição militante” para um cessar-fogo e para os arranjos para monitorá-lo. Ele também disse que o acordo foi alcançado sobre a “prontidão das conversações de paz para resolver [a situação] na Síria.

O líder russo, no entanto, não identificou os grupos militantes que ele disse terem concordado com a trégua, mas Shoigu disse que incluíram as “forças principais” da oposição armada. O Estado Islâmico e a Frente da Conquista Síria, um grupo armado ligado à Al Qaeda, foram excluídos das tréguas anteriores. Em suas observações, Putin reconheceu que os acordos eram “muito frágeis”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.