Rússia estende embargo a 5 países europeus fora da UE

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2015 09h37

Moscou, 13 ago (EFE).- A Rússia ampliou nesta quinta-feira para Albânia, Montenegro, Islândia, Liechtenstein e Ucrânia a proibição de importar alimentos perecíveis de seu território em resposta à decisão destes cinco países de se somar às sanções da União Europeia (UE) contra a Rússia, por causa de seu papel na crise ucraniana.

“Agora aos Estados da União Europeia, Austrália, Canadá, Noruega e Estados Unidos, dos quais em agosto passado foi proibido importar alguns produtos agrícolas, se somam Albânia, Montenegro, Liechtenstein e, com condições especiais, Ucrânia”, anunciou o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

No caso do país vizinho, que acusa Moscou de apoiar com armas e tropas os separatistas pró-Rússia do leste ucraniano, o embargo entrará em vigor só quando Kiev aplicar a parte econômica do Acordo de Associação que assinou com a União Europeia.

A Islândia, que durante os primeiros cinco meses deste ano forneceu à Rússia 15% de todo o pescado importado por este país, será a mais afetada pelo embargo entre os cinco citados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.