Rússia estuda construção de base aérea em Belarus

  • Por Agencia EFE
  • 02/09/2015 12h20

Moscou, 2 set (EFE).- A Rússia estuda o desdobramento de uma base aérea em Belarus, país limítrofe com três Estados-membros da Otan, Polônia, Letônia e Lituânia, anunciou nesta quarta-feira o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev.

“Estudaremos a proposta para a assinatura de um acordo sobre uma base aérea russa em território de Belarus que deve ser remetida em nome do presidente”, disse Medvedev durante uma sessão do governo.

Medvedev antecipou que na próxima semana haverá uma reunião a respeito em Minsk presidida pelo chefe de Estado bielorrusso, Aleksandr Lukashenko.

“O objetivo é garantir a defesa conjunta das fronteiras externas da União Estatal”, que integra a Rússia e Belarus, assinalou o chefe do governo.

Recentemente, o general Victor Bondarev, comandante-em-chefe da Forças Aéreas da Rússia, antecipou que a base russa ficará na cidade de Bobruisk, que se encontra a 150 quilômetros da capital bielorrussa.

“A base aérea da Rússia na Belarus será aberta em 2016. Nela serão desdobrados caças Su-27”, afirmou.

Bondarev disse que engenheiros russos se encarregarão de reconstruir o aeroporto militar de Bobruisk, enquanto outra esquadrilha de caças russos poderia ter como base o aeroporto de Baranovichi.

Ambos países acordaram em fevereiro de 2009 a criação de um sistema conjunto de defesa antiaérea, que deve incluir unidades de aviação de guerra, foguetes interceptadores, cinco estações de rádio, baterias antiaéreas e uma base de luta rádio-eletrônica.

Belarus, país que também faz limite com a Ucrânia, nunca reconheceu a anexação russa da península da Crimeia e defendeu a integridade territorial ucraniana desde a explosão da rebeldia militar pró-russa no leste desse país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.