Saiba como ajudar os moradores de rua em São Paulo

  • Por Thiago Navarro/Jovem Pan
  • 14/06/2016 13h29

Moradores de rua se protegem do frio no Pateo do Collegio ADAILTON DAMASCENO/ESTADÃO CONTEÚDO AE - Moradores de rua se protegem do frio no Pateo do Collegio

Pelo menos cinco moradores de rua já morreram nas frias madrugadas paulistanas desde semana passada. São Paulo registrou na segunda a madrugada mais gelada em 12 anos, com média de 3,4ºC e pico negativo de -0,6ºC na Capela do Socorro. O frio começa a ceder, mas deve voltar com força no inverno. 

E quem mais sofre com isso são as pessoas que não possuem teto para se abrigar. Apenas a capital de São Paulo possui quase 16 mil moradores de rua, informa a Secretaria Municipal da Assistência Social, número inferior às vagas nos albergues anunciadas pela prefeitura (10 mil). Mesmo assim, os abrigos públicos não ficam lotados, pois separam famílias, expõem o morador a doenças como a tuberculose, ou ficam em bairros muito distantes do público a que se destinam.

Diversas organizações, estatais, religiosas e ONGs, já fazem um trabalho constante de cuidado a moradores de rua e necessitam de mais doações de roupa nesta época do ano, por causa do aumento da demanda. A Jovem Pan enumerou algumas. Veja como ajudar abaixo.

A maioria das instituições listadas também aceita trabalho voluntário.

  • Campannha do Agasalho do Governo do Estado

O que é? Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que também recebe doações o ano todo em sua sede em Jaguaré, na zona oeste. Durante dois meses, 641 postos de todo o Estado recebem as doações de roupas de frio, entre delegacias, escolas e diversos outros órgãos, além de empresas e comércios parceiros.

Como ajudar: Leve um agasalgo a um dos postos de coleta no link abaixo.

Endereço: AQUI é possível pesquisar o lugar mais próximo de sua casa ou trabalho, por meio do CEP.

Doação bancária: Não são realizadas doações em dinheiro. Mas empresas e pessoas podem ser parceiras e abrir postos de coleta preenchendo cadastro AQUI.

  • Exército da Salvação

O que é? A flilial brasileira da ONG britânica de 151 anos de existência pretende arrecadar 40 toneladas de roupa em campanha até 31 de julho.

Como ajudar: Você pode preencher um cadastro e a ONG retira a doação em sua casa. Ou pesquisar em um dos 84 pontos de coleta em várias cidades.

Doação bancária: Doações únicas ou contínuas podem ser feitas por meio do site: https://www.exercitodesalvacao-doacoes.org.br/Contribuir.aspx

  • Campanha do Agasalho da Cruz Vemelha

O que é? A filial estadual da ONG realiza a campanha há cinco anos. Equipe de triagem separa peças novas e em bom estado e descarta as impróprias para uso (sujas ou rasgadas). São preparados kits personalizados para cada beneficiado, com calça, camiseta e blusa. No ano passado, a campanha atendeu mais de 6.000 pessoas. A meta para 2016 é de 1,5 mil famílias beneficiadas, ou 10 mil pessoas, em regiões como Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Paraisópolis.

Como ajudar: Doações de roupas podem ser feitas na sede na Av. Moreira Guimarães, nº 699 – Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas), de segunda a sexta, das 8h a 18h. Ou em um dos 27 pontos de coleta, entre faculdades, empresas e clube de futebol. Veja a lista AQUI.

Doação bancária: Doações financeiras para manter projetos sociais da ONG podem ser feitas AQUI.

  • Pastoral do Povo de Rua

O que é? Junto à Arquidiocese de São Paulo, da Igreja Católica, recebe agasalhos, cobertores e roupas em bom estado em igrejas. Também mantém um centro de atendimento a refugiados. Colabora também com informações sobre moradores de rua mortos com o frio.

Como ajudar: Doações em paróquias e comunidades católicas da Arquidiocese de São Paulo. Consulte a paróquia mais próxima AQUI.

Endereços: Caritas Arquidiocesana de São Paulo – Centro para refugiados: Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista. Também em Rua Taquari, 1100, Mooca – Paróquia São Miguel Arcanjo.

Recebem também: Missão Belém (Doações em Rua Doutor Clementino 608, São Paulo);

E Convento São Francisco (Largo São Francisco, 133, São Paulo). Precisa de doações de sabonetes, creme e escova dental, xampu e gilete de barbear.

Doação bancária: Não oferece.

  • Anjos da Noite

O que é? ONG inter-religiosa que existe desde 1989 e distribui alimentos, roupas, agasalhos, calçados e cobertores. Distribui em média 800 refeições por sábado.

Como ajudar: Recebe doações aos sábados na sede: Rua José Teixeira da Silva, 15, Parque das Paineiras (tel: 11-98160-8407). A ONG sugere a compra de cobertores em UNIMINAS – Cobertor Super Caliente: Avenida Guilherme Cotching, 85, Vila Maria. Tel: (11) 27970111). Precisam de leite longa vida integral, achocolatado, pão Frances e frios, já fatiados. Fará saída de entrega às 21h desta terça (14).

Doação bancária:
Banco do Brasil
Ag.: 1812-0
C/C: 940709-X
Núcleo Assistencial Anjos da Noite
CNPJ: 67.637.231/0001-8

  • Rede Rua

O que é? ONG que há mais de 25 anos ptrabalha com população de rua. Oferece 500 refeições diárias e disponibiliza o Albergue Pousada da Esperança, que acolhe e alimenta 150 pessoas. Possui ainda trabalho de comunicação alternativa com enfoque social, como a Revista Ocas.

Como ajudar: Não possui carro disponível para coleta e pede entrega em um dos endereços de atendimento.

Endereço: Rua Sampaio Moreira, 110 – Casa 9, Brás – Cep 03008-010 – São Paulo/SP. (11) 3227-8683 | 3311-6642

Doação bancária:
Associação Rede Rua
CNPJ: 03.221.537.0001 – 70
Banco Itaú – 341
AG: 0187
CC: 37794-0
E-mail: rederua@rederua.org.br

  • ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade)

O que é? Com o conceito de “permacultura”, “uma maneira de organizar a vida, de pensar, de ser e de agir”. A Casa Alvorada abriga moradores de rua e faz projetos autossustentáveis na área rural. Fundada em 2012, tem programas de desintoxicação, reabilitação, eduação, capacitação profisional e integração ao mercado de trabalho a partir de fazendas autossustentáveis

Como ajudar: Levar doações a Rua Francisco Dias Velho, 1008, Vila Cordeiro, ou doações financeiras (veja abaixo). Cada cobertor custa R$ 10.

Doação bancária:
Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade
Banco: Santander
Agência: 3409
Conta: 13008331-7
CNPJ: 19.903.978/0001-91
Ou doações por cartão de crédito: www.euresgato.org

  • Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)

O que é? Coordenado pelos Frades Franciscanos (OFM), atende crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, idosos, pessoas vivendo com HIV e imigrantes.

Como ajudar? Aceita doações em dinheiro e capta produtos de limpeza, alimentos e roupas na sede: Rua Hanemann, Pari – São Paulo, SP. Tel: (11) 3291-4433 – E-mail: captacao.sefras@franciscanos.org.br

Doação bancária:

CNPJ: 11861.086/0001-63

Banco Bradesco
AG: 0106-6 CC: 134517-6

Banco Santander
AG: 0331 CC: 13003201-5

  • Cristolândia

O que é? Promovido pelas Igrejas Batistas, abre as portas de terça a domingo a moradores de rua da região da cracolândia e oferece café da manhã, banho, almoço e roupas doadas.

Como ajudar: Leve cobertores, calças e agasalhos para a sede, na Alameda Barão de Piracicaba, 509, no centro. Igrejas batistas também recolhem doações de roupas e alimentos.

A Igreja Batista Água Branca – IBAB é uma delas. Repassa roupas de frio para a Cristolândia e Missão Cena. Recebe doações das 8h a 22h, na Rua Gustav Willi Borghoff, 480, Barra Funda.

Doação bancária: É necessário fazer um cadastro no LINK. Marque os campos “dependência química” e “Cristolândia”. 

  • Missão Cena

O que é? Missão cristã interdenominacional que atende a população em situação de rua, crianças em situação de risco, travestis, garotas de programa, albergados (no inverno), também na região da cracolândia. Mantém um albergue que recebe entre 40 e 50 moradores de rua, com alimento.

Como ajudar: Ajudando nos trabalhos do albergue, doando roupas, cobertores e comida ou doando.

Endereço: Rua Gen. Couto de Magalhães, 280 – Luz

Doação bancária: Por meio do PagSeguro AQUI. Ou:
Banco: Bradesco
Agência: 0478-2
Conta Corrente: 37676-0
CNPJ: 66.661.398/0001-15
Sede: Rua General Couto de Magalhãe, 280, Santa Ifigênia (Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00)

  • Mãos na Massa

O que é? Jovens se reúnem toda segunda-feira no centro de SP para distribuir macarronada.

Como ajudar: Participando da distribuição ou doando na sede.

Endereço: Rua Boa Vista, 75, Centro.

Doação bancária: Não dispõe.

Sabe de outros projetos? Compartilhe nos comentários.

Fotos e vídeos do texto: Divulgação

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.