Saiba como ajudar os moradores de rua em São Paulo

Pelo menos cinco moradores de rua já morreram nas frias madrugadas paulistanas desde semana passada. São Paulo registrou na segunda a madrugada mais gelada em 12 anos, com média de 3,4ºC e pico negativo de -0,6ºC na Capela do Socorro. O frio começa a ceder, mas deve voltar com força no inverno.
E quem mais sofre com isso são as pessoas que não possuem teto para se abrigar. Apenas a capital de São Paulo possui quase 16 mil moradores de rua, informa a Secretaria Municipal da Assistência Social, número inferior às vagas nos albergues anunciadas pela prefeitura (10 mil). Mesmo assim, os abrigos públicos não ficam lotados, pois separam famílias, expõem o morador a doenças como a tuberculose, ou ficam em bairros muito distantes do público a que se destinam.
Diversas organizações, estatais, religiosas e ONGs, já fazem um trabalho constante de cuidado a moradores de rua e necessitam de mais doações de roupa nesta época do ano, por causa do aumento da demanda. A Jovem Pan enumerou algumas. Veja como ajudar abaixo.
A maioria das instituições listadas também aceita trabalho voluntário.
- Campannha do Agasalho do Governo do Estado
O que é? Iniciativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), que também recebe doações o ano todo em sua sede em Jaguaré, na zona oeste. Durante dois meses, 641 postos de todo o Estado recebem as doações de roupas de frio, entre delegacias, escolas e diversos outros órgãos, além de empresas e comércios parceiros.
Como ajudar: Leve um agasalgo a um dos postos de coleta no link abaixo.
Endereço: AQUI é possível pesquisar o lugar mais próximo de sua casa ou trabalho, por meio do CEP.
Doação bancária: Não são realizadas doações em dinheiro. Mas empresas e pessoas podem ser parceiras e abrir postos de coleta preenchendo cadastro AQUI.
- Exército da Salvação
O que é? A flilial brasileira da ONG britânica de 151 anos de existência pretende arrecadar 40 toneladas de roupa em campanha até 31 de julho.
Como ajudar: Você pode preencher um cadastro e a ONG retira a doação em sua casa. Ou pesquisar em um dos 84 pontos de coleta em várias cidades.
Doação bancária: Doações únicas ou contínuas podem ser feitas por meio do site: https://www.exercitodesalvacao-doacoes.org.br/Contribuir.aspx
O que é? A filial estadual da ONG realiza a campanha há cinco anos. Equipe de triagem separa peças novas e em bom estado e descarta as impróprias para uso (sujas ou rasgadas). São preparados kits personalizados para cada beneficiado, com calça, camiseta e blusa. No ano passado, a campanha atendeu mais de 6.000 pessoas. A meta para 2016 é de 1,5 mil famílias beneficiadas, ou 10 mil pessoas, em regiões como Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Paraisópolis.
Como ajudar: Doações de roupas podem ser feitas na sede na Av. Moreira Guimarães, nº 699 – Indianópolis (próximo ao aeroporto de Congonhas), de segunda a sexta, das 8h a 18h. Ou em um dos 27 pontos de coleta, entre faculdades, empresas e clube de futebol. Veja a lista AQUI.
Doação bancária: Doações financeiras para manter projetos sociais da ONG podem ser feitas AQUI.
- Pastoral do Povo de Rua
O que é? Junto à Arquidiocese de São Paulo, da Igreja Católica, recebe agasalhos, cobertores e roupas em bom estado em igrejas. Também mantém um centro de atendimento a refugiados. Colabora também com informações sobre moradores de rua mortos com o frio.
Como ajudar: Doações em paróquias e comunidades católicas da Arquidiocese de São Paulo. Consulte a paróquia mais próxima AQUI.
Endereços: Caritas Arquidiocesana de São Paulo – Centro para refugiados: Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista. Também em Rua Taquari, 1100, Mooca – Paróquia São Miguel Arcanjo.
Recebem também: Missão Belém (Doações em Rua Doutor Clementino 608, São Paulo);
E Convento São Francisco (Largo São Francisco, 133, São Paulo). Precisa de doações de sabonetes, creme e escova dental, xampu e gilete de barbear.
Doação bancária: Não oferece.
- Anjos da Noite
O que é? ONG inter-religiosa que existe desde 1989 e distribui alimentos, roupas, agasalhos, calçados e cobertores. Distribui em média 800 refeições por sábado.
Como ajudar: Recebe doações aos sábados na sede: Rua José Teixeira da Silva, 15, Parque das Paineiras (tel: 11-98160-8407). A ONG sugere a compra de cobertores em UNIMINAS – Cobertor Super Caliente: Avenida Guilherme Cotching, 85, Vila Maria. Tel: (11) 27970111). Precisam de leite longa vida integral, achocolatado, pão Frances e frios, já fatiados. Fará saída de entrega às 21h desta terça (14).
Doação bancária:
Banco do Brasil
Ag.: 1812-0
C/C: 940709-X
Núcleo Assistencial Anjos da Noite
CNPJ: 67.637.231/0001-8
- Rede Rua
O que é? ONG que há mais de 25 anos ptrabalha com população de rua. Oferece 500 refeições diárias e disponibiliza o Albergue Pousada da Esperança, que acolhe e alimenta 150 pessoas. Possui ainda trabalho de comunicação alternativa com enfoque social, como a Revista Ocas.
Como ajudar: Não possui carro disponível para coleta e pede entrega em um dos endereços de atendimento.
Endereço: Rua Sampaio Moreira, 110 – Casa 9, Brás – Cep 03008-010 – São Paulo/SP. (11) 3227-8683 | 3311-6642
Doação bancária:
Associação Rede Rua
CNPJ: 03.221.537.0001 – 70
Banco Itaú – 341
AG: 0187
CC: 37794-0
E-mail: rederua@rederua.org.br
- ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade)
O que é? Com o conceito de “permacultura”, “uma maneira de organizar a vida, de pensar, de ser e de agir”. A Casa Alvorada abriga moradores de rua e faz projetos autossustentáveis na área rural. Fundada em 2012, tem programas de desintoxicação, reabilitação, eduação, capacitação profisional e integração ao mercado de trabalho a partir de fazendas autossustentáveis
Como ajudar: Levar doações a Rua Francisco Dias Velho, 1008, Vila Cordeiro, ou doações financeiras (veja abaixo). Cada cobertor custa R$ 10.
Doação bancária:
Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade
Banco: Santander
Agência: 3409
Conta: 13008331-7
CNPJ: 19.903.978/0001-91
Ou doações por cartão de crédito: www.euresgato.org
- Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras)
O que é? Coordenado pelos Frades Franciscanos (OFM), atende crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, idosos, pessoas vivendo com HIV e imigrantes.
Como ajudar? Aceita doações em dinheiro e capta produtos de limpeza, alimentos e roupas na sede: Rua Hanemann, Pari – São Paulo, SP. Tel: (11) 3291-4433 – E-mail: captacao.sefras@franciscanos.org.br
Doação bancária:
CNPJ: 11861.086/0001-63
Banco Bradesco
AG: 0106-6 CC: 134517-6
Banco Santander
AG: 0331 CC: 13003201-5
- Cristolândia
O que é? Promovido pelas Igrejas Batistas, abre as portas de terça a domingo a moradores de rua da região da cracolândia e oferece café da manhã, banho, almoço e roupas doadas.
Como ajudar: Leve cobertores, calças e agasalhos para a sede, na Alameda Barão de Piracicaba, 509, no centro. Igrejas batistas também recolhem doações de roupas e alimentos.
A Igreja Batista Água Branca – IBAB é uma delas. Repassa roupas de frio para a Cristolândia e Missão Cena. Recebe doações das 8h a 22h, na Rua Gustav Willi Borghoff, 480, Barra Funda.
Doação bancária: É necessário fazer um cadastro no LINK. Marque os campos “dependência química” e “Cristolândia”.
- Missão Cena
O que é? Missão cristã interdenominacional que atende a população em situação de rua, crianças em situação de risco, travestis, garotas de programa, albergados (no inverno), também na região da cracolândia. Mantém um albergue que recebe entre 40 e 50 moradores de rua, com alimento.
Como ajudar: Ajudando nos trabalhos do albergue, doando roupas, cobertores e comida ou doando.
Endereço: Rua Gen. Couto de Magalhães, 280 – Luz
Doação bancária: Por meio do PagSeguro AQUI. Ou:
Banco: Bradesco
Agência: 0478-2
Conta Corrente: 37676-0
CNPJ: 66.661.398/0001-15
Sede: Rua General Couto de Magalhãe, 280, Santa Ifigênia (Segunda à Sexta das 08:00 às 20:00)
- Mãos na Massa
O que é? Jovens se reúnem toda segunda-feira no centro de SP para distribuir macarronada.
Como ajudar: Participando da distribuição ou doando na sede.
Endereço: Rua Boa Vista, 75, Centro.
Doação bancária: Não dispõe.
Sabe de outros projetos? Compartilhe nos comentários.
Fotos e vídeos do texto: Divulgação
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.