Santa Catarina registra -7,2°C e cachoeiras e rios congelam

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/06/2016 11h13
Agencia Brasil Neve pampas

Não é à toa que Urupema, na Serra Catarinense, é considerada a cidade mais fria do Brasil. No amanhecer desta sexta-feira (10), os termômetros marcaram -7,2°C, a menor temperatura do ano. O frio também chegou a outras 42 cidades, que estão abaixo de zero. Em Bom Jardim da Serra fez -6,1°C e em Ponte Alta -5,2°C. Nos outros pontos do estado sulino a mínima não ultrapassou os 7°C.

No Alto Planalto Sul, a paisagem congelou. As árvores foram ornamentadas com gotas de cristais de gelo, as cachoeiras pararam de correr, viraram pedras, casas e gramados foram pintados de branco.

Segundo a meteorologista Gislânia Cruz, da Central Meteorológica de Santa Catarina, a Epagri/Ciram, o frio se manterá intenso até a próxima semana. Na madrugada do próximo sábado (11), a previsão é de chuva congelada e neve.

Em Florianópolis, os termômetros despencaram para 2,3°C. Não se fazia frio semelhante no mês de junho desde 1994. A rigidez na temperatura é explicada pela massa de ar polar estagnada, que recebeu reforço de outra frente fria vinda da Patagônia.

No mar, o aviso é para se ter cautela. Um ciclone que desliza pelo Sul do Brasil está provocando ondas de até quatro metros que poderão afetar pequenas e médias embarcações. O temor da Defesa Civil é a temporada de pesca da tainha. Os pescadores estão animados com a melhor safra das últimas décadas e se arriscam em busca do peixe. 

Também no Sul

O Rio Grande do Sul registrou mais uma madrugada de temperaturas abaixo de zero. A menor marca ocorreu na cidade de Serafina Correa, no norte do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez -2,9ºC no município. A previsão é de aumento do frio e possibilidade de neve na serra e nos pampas nas próximas noites.

Para esta sexta (11), o tempo deve permanecer nublado, impossibilitando a entrada do sol. Isso faz com que a sensação térmica seja menor e que o frio à noite se acentue. Há chances de chuva em áreas isoladas no sul, leste e nordeste gaúchos.

Não está descartada a possibilidade de queda de neve no planalto dos pampas e nas partes mais altas, como nos Campos de Cima da Serra. O frio aumento no fim de semana, quando a mínima deve chegar a -4°C.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.