Santos diz que Putin manifestou apoio ao processo de paz da Colômbia
Brasília, 16 jul (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reuniu nesta quarta-feira em Brasília com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e garantiu que recebeu “claro respaldo” ao processo de paz pelo qual passa o país sul-americano.
O encontro aconteceu durante a cúpula dos Brics, bloco integrado Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e dos países da Unasul.
Santos afirmou a jornalistas um comentário de Putin, de que “muitos dos comandantes das guerrilhas (colombianas) estudaram nas universidade da antiga União Soviética. O presidente sul-americano destacou ainda o “simbolismo” que representa o apoio da Rússia ao processo de paz.
Ainda de acordo com Santos, o presidente russo garantiu que se representar algum tipo de influência nos rebeldes, está disposto a exercê-la pela via política, através de declarações ou outras ações.
Durante a reunião os dois presidentes também conversaram sobre possíveis investimentos russos na Colômbia, e sobre o desejo comum de aumentar o fluxo comercial bilateral.
Além disso, Santos garantiu que ambos manifestaram interesse na aproximação da Aliança do Pacífico, que a Colômbia integra com Chile, México e Peru, e a União Econômica Euroasiática, formada Rússia, Belarus e Cazaquistão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.