JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Hora H do Agro | 06h00 - 07h00
Notícias

São Paulo enfrenta risco de tempestades até domingo

Defesa Civil emitiu um alerta na última quinta-feira (13) para possíveis temporais durante o final de semana em todo o Estado 

Victor Trovão

Chuvas SP
Motoristas enfrentam trânsito intenso e chuva forte na região da Avenida Paulista MARCELO D. SANTS/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Defesa Civil emitiu na última quinta-feira (13) um alerta de tempestades para diversas regiões do estado de São Paulo, válido até domingo (16). As áreas afetadas incluem a faixa leste do estado, abrangendo Campinas, Sorocaba, a região metropolitana, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, litoral norte e Baixada Santista. A previsão é de temporais fortes nessas localidades, com instabilidade climática predominando na região Sudeste do Brasil. A capital paulista e sua região metropolitana também estão sob risco de chuvas de moderada a forte intensidade nesta sexta-feira (14).

A presença de um ciclone extratropical, associado a uma frente fria em alto mar, está contribuindo para a umidade sobre o estado de São Paulo e outros estados do Sudeste. Além disso, áreas do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, estão em alerta para possíveis chuvas. Enquanto isso, o Espírito Santo deve ter um dia de tempo firme, com calor em Vitória. No norte de Minas Gerais, o tempo permanece firme, mas com alguma nebulosidade.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

O fenômeno climático La Niña continua a influenciar o clima, secando a região Sul do Brasil e deslocando as chuvas para o Norte e Nordeste do país. As temperaturas para hoje indicam máximas de 29ºC em São Paulo, 25ºC em Curitiba, 31ºC em Cuiabá e 30ºC em Aracaju. Apesar do calor persistente, as temperaturas na capital paulista devem ficar um pouco mais amenas. A transição para uma nova estação não ocorre de forma imediata, mas sim de maneira gradual, com um período de adaptação climática.

*Com informações de Paula Nobre 

[jp-related-posts ids=”1875877,1875855″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA