São Paulo lança licitação para renovar iluminação pública

  • Por Agência Brasil
  • 22/04/2015 15h59
Freeimages lâmpada

A prefeitura da capital paulista lançou na manhã desta quarta-feira (22) um edital de licitação para a renovação da iluminação pública da cidade. Está prevista a troca de aproximadamente 620 mil lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio por equipamentos com tecnologia LED (com alto poder de iluminação e baixo consumo) e a criação de 76 mil novos pontos de luz nos primeiros cinco anos. A economia de energia é estimada pela prefeitura em cerca de 50%.

O edital, que terá modelo de Parceria Público-Privado (PPP), será publicado amanhã. O contrato terá validade por 20 anos. A previsão da prefeitura é que sejam investidos na parceria cerca de R$ 2 bilhões, recursos que serão compensados com a economia gerada pela nova tecnologia. Segundo a administração municipal, não haverá aumento de impostos. O edital aceita propostas nacionais e internacionais.

“Esse modelo pode servir para uma mudança de paradigma muito importante. Tem um impacto social, porque afeta a qualidade de vida, incluindo a questão da segurança pública, e você tem impacto ambiental [devido a economia de energia]”, destacou o prefeito Fernando Haddad, em entrevista coletiva.

A abertura das propostas acontecerá no próximo dia 23 de junho. Por meio de um chamamento público, ocorrido em outubro de 2013, 41 empresas se inscreveram para apresentar modelos de modernização do parque de iluminação. Dessas, 34 foram autorizadas pela administração municial a desenvolver estudos.

“Se todo o país seguir esse exemplo e trocar suas lâmpadas por LED, e todo país economizar 50% dos custos de energia da iluminação pública, isso terá um impacto bastante considerável. A nossa previsão é que uma pequena termoelétrica poderia ser desligada na troca de 100% do nosso parque. É muito significativo”, disse o prefeito.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.