Sarkozy diz que vitória da UMP mostra desejo de mudança na França

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2015 19h51

Paris, 22 mar (EFE).- O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, líder da conservadora União para um Movimento Popular (UMP), partido vencedor neste domingo do primeiro turno das eleições regionais, afirmou que o triunfo “mostra o profundo desejo dos franceses de uma mudança clara”.

Sarkozy acrescentou que seu partido não buscará “nenhum acordo” no segundo turno no próximo domingo com a legenda de extrema-direita Frente Nacional (FN) nos departamentos nos quais nenhuma candidatura conseguiu 50% dos votos.

As primeiras pesquisas de boca de urna indicam uma vitória global para a aliança entre a UMP e a centrista União de Democratas e Independentes (UDI), que obteria entre 31% e 36%.

Sarkozy disse considerar que o país se afastou da esquerda por suas “mentiras” e pediu aos eleitores da extrema direita para que confiem na UMP, já que a FN de Marine le Pen “não apresentará nada contra as dificuldades dos franceses”.

“Ao contrário, as agravará”, frisou o líder dos conservadores e presidente da França entre 2007 e 2012.

Segundo as primeiras pesquisas, logo atrás da UMP ficaria a Frente Nacional, com 25% dos eleitores. Em terceiro estaria o Partido Socialista (PS), com 20%.

O sistema de votação nas eleições regionais é inédito, por isso é difícil estabelecer uma comparação direta com pleitos anteriores. O deste ano, que terá segundo turno no próximo domingo, reúne eleições cantonais e departamentais, em virtude de uma reforma administrativa aprovada em 2013. No de 2011, só se votava em metade dos departamentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.