Secretário da Saúde compara dengue com Aids e diz: “o desafio é muito maior”

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2015 14h26
  • BlueSky
Mosquito da dengue EFE Mosquito da dengue

David Uip, secretário estadual de Saúde do estado de São Paulo, falou à Jovem Pan sobre epidemia da dengue. Apenas em 2015, a doença apenas na capital paulista atingiu um número maior do que o total notificado no ano passado.

Questionado se houve falha na prevenção à dengue, o secretário estadual de Saúde falou sobre a Aids. “Nós trabalhamos com dengue e com Aids desde 1982; em 1996, nós descobrimos os medicamentos que tratam e matam o vírus da Aids”. Ele, então, citou aumento de 15% nos casos da síndrome da imunodeficiência adquirida no mundo.

“Veja bem, de que Aids depende? Depende de comportamento e depende de medicamentos eficazes. Nós temos isso e, infelizmente, nós temos em algumas populações o aumento da pandemia de Aids em todo mundo. Então, quando você não tem nem uma coisa nem outra, seguramente o desafio é muito maior”, comparou UIP.

Uip entende quer não devem ser procurados culpados para a crise de saúde. “Essa história precisa do envolvimento de todos os entes federativos”. O secretário diz que tem conversado com representantes das cidades mais atingidas e que, em novembro passado, chamou todos os prefeitos. “É um momento de reavaliação do que nós fizemos”, avalia.

Vacina

Para Uip, só com a vacina é possível combater a dengue. “Toda vez que você necessita de políticas públicas que necessitem de mudanças de hábitos e constumes, é muito difícil”, afirmou. 

“Por se tratar de epidemia, você precisa de duas coisas: vacina e medicamento específico”, considera o secretário, lembrando que ainda não há nenhum dos dois. “Temos que progredir para conseguirmos uma vacina competente, segura e com proteção de anticorpos.”

A secretaria estadual aguarda liberação da Anvisa para a terceira fase de testes de vacina criada pelo Instituto Butantã. Ela será aplicada em 17 mil pessoas de todo o Brasil.

Entrevista concedida ao repórter Tiago Muniz

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.