Sede do partido de Hosni Mubarak no Cairo começa a ser demolida
Cairo, 31 mai (EFE).- A sede do Partido Nacional Democrático (PND) do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, no coração do Cairo, começou a ser demolida “há poucos dias”, informou neste domingo à Agência Efe o porta-voz do governo do Egito, Hosam al Qawish.
O edifício foi incendiado durante os distúrbios da revolução de 2011 que derrubou Mubarak, mais precisamente em 28 de janeiro durante os violentos enfrentamentos registrados no centro do Cairo, na chamada “Sexta-feira da Ira”.
De acordo com a imprensa local em abril, o Conselho de Ministros encarregou o Departamento de Engenharia das Forças Armadas de derrubar o imóvel, situado próximo ao Rio Nilo. As autoridades ainda não determinaram o uso que terá este símbolo do regime de Mubarak, localizado perto do Museu Egípcio e da emblemática Praça Tahrir.
Desenhado pelo arquiteto egípcio Mahmoud Riad, o prédio foi construído durante o mandato do falecido presidente Gamal Abdel Nasser, como sede da União Socialista. Posteriormente, serviu de sede do PND, que foi fundado pelo também falecido chefe de Estado Anwar al Sadat em 1978 e dissolvido por ordem judicial em abril de 2011.
À época do deposto Mubarak (1981-2011), uma parte foi ocupada pela Secretária-geral do PND e pelo Conselho Supremo Político. Em março de 2014, o governo egípcio anunciou que iria demolir o edifício para ampliar os jardins do Museu Egípcio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.