Senado aprova indicações de novos diretores da Anac
Apesar dos apelos de associações de pilotos e aeronautas pela rejeição, o plenário do Senado aprovou hoje (5) as indicações de Ricardo Fenelon das Neves Júnior e José Ricardo Botelho de Queiroz para os cargos de diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ricardo Fenelon Júnior tem 28 anos, formou-se em direito há quatro anos e fez estágio na Anac. Depois de formado, especializou-se em arbitragem internacional e resolução de disputas na Universidade de Georgetown.
Nos Estados Unidos, atuou como advogado em uma empresa de análise política e estratégica, e em escritórios de advocacia com ênfase em causas de direito administrativo, concorrencial e de infraestrutura e regulação.
José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz é especialista em segurança, tendo vários cursos na área. Entre 2001 e 2012, foi secretário nacional de Segurança para Grandes Eventos e serviu por dois anos na delegação do Brasil na Organização de Aviação Civil Internacional, em Montreal, no Canadá.
A Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves e a Comissão de Aerodesporto Brasileira encaminharam uma carta aberta ao presidente do Senado, Renan Calheiros, e aos senadores, pedindo que rejeitassem as duas indicações.
As duas instituições alegaram que os dois indicados não têm experiência para o cargo que exercerão, nem conhecimentos técnicos suficientes para se tornarem diretores da Anac.
No plenário, Fenelon Júnior foi aprovado com 61 votos favoráveis e dez contrários; José Ricardo Pataro com 59 votos favoráveis e oito contrários.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.