Senadores e Força Nacional vão ao Pantanal neste final de semana
Chegam, no domingo (4), ao Mato Grosso do Sul, 40 bombeiros da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal. O envio foi autorizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e atende a um pedido do governador do Estado, Reinaldo Azambuja. Neste sábado (3), integrantes da comissão do Senado que acompanha a situação no Pantanal visitam a cidade de Corumbá. Na sexta-feira (2), a comissão deu 30 dias para o ministro do Meio Ambiente explicar a queda em multas aplicadas pelo Ibama.
Os parlamentares querem que Ricardo Salles detalhe as sanções dos últimos cinco anos envolvendo casos no Pantanal e na Amazônia. A falta de informações sobre o combate ao desmatamento ilegal e o aumento das queimadas motivaram o pedido. Caso a determinação não seja atendida, o titular do Meio Ambiente pode responder por crime de responsabilidade. Os senadores querem um comparativo entre multas lançadas, pagas e as que estão em discussão judicial.
[jp-related-posts ids=”986518,986421,985852″]
A senadora Simone Tebet, autora do requerimento contra Ricardo Salles, critica a falta de transparência. Tebet garantiu que o agronegócio da região preserva o meio ambiente e desenvolve a terra com sustentabilidade. O presidente da Comissão Externa do Pantanal, senador Wellington Fagundes, já está em Corumbá e fez um alerta. Ele e os demais integrantes da comissão se reuniram nesta sexta-feira com o comando da Marinha em Corumbá.
A secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, explica que os Estados da região estão trabalhando de forma conjunta. Lazzaretti, que preside a Associação de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, chama de trágicas as queimadas no Pantanal. Nesta sexta-feira, o desembargador federal Marcelo Pereira da Silva, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, aceitou um recurso da União e restabeleceu a validade das decisões do Conselho Nacional do Meio Ambiente, presidido por Ricardo Salles, que tiraram a proteção de manguezais e restingas.
*Com informações do repórter Afonso Marangoni
Assuntos
continue lendo
Brasil
Influenciador que fazia rifas de carros de luxo nas redes é preso no MS
Durante operação, foram apreendidos 22 veículos de valores milionários e 2 relógios de alto padrão
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 7 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 1 semana
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas