Situação é mais confortável mas ainda é crítica, diz diretor da Sabesp

  • Por Estadão Conteúdo
  • 25/02/2015 11h40

Obras para captação de água do volume morto do sistema Cantareira Zanone Fraissat/Folhapress Obras para captação do volume morto na represa de Joanópolis (SP)

O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, afirmou nesta quarta-feira, 25, que a situação da crise hídrica hoje é mais confortável, mas ainda é crítica, e ressaltou que não há previsão sobre a implementação de um rodízio de água. “Estamos em uma situação um pouco mais confortável. Hoje podemos trabalhar com um cenário mais otimista”, afirmou, ao chegar à Câmara Municipal para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o contrato da Sabesp com a prefeitura.

“Esperamos que essas chuvas continuem no mês de março e só no final do período chuvoso é que poderemos tomar uma decisão sobre como vamos passar o período de estiagem. Não há nenhuma previsão por enquanto (sobre rodízio)”, acrescentou Massato.

O diretor metropolitano da Sabesp ressaltou que a situação ainda é crítica e que o Sistema Cantareira ainda opera com a primeira cota do volume morto. “Estamos trabalhando em situação de contingência”, disse. “É uma situação muito incômoda trabalhar ainda com reserva técnica do Cantareira.”

Segundo Massato, a previsão da Sabesp é que, com as obras sendo executadas atualmente, será possível passar pelo período de estiagem sem ações “drásticas”. “Trabalhamos com um cenário muito pessimista, que é de 80% das chuvas ocorridas em 2013 e 2014, um cenário que nunca aconteceu. Aí as obras serão suficientes para que a gente passe 2015”, disse.

Massato destacou a atuação dos grandes consumidores da Sabesp, que, segundo ele, ajudaram na redução da demanda. “Tivemos parceria muito forte com os grandes consumidores, que perfuraram poços e atuaram fortemente na redução da demanda. Os grandes consumidores foram os grandes contribuintes para a redução da captação de água do Cantareira”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.