Situação na Ucrânia já pode ser considerada uma guerra civil, diz cientista político

  • Por Jovem Pan
  • 05/05/2014 19h19
  • BlueSky

A situação da Ucrânia já pode ser considerada uma guerra civil, de acordo com o cientista político e coordenador do Curso de Relações Internacionais da Faculdade Rio Branco, Gunther Rudzit. Em entrevista à Jovem Pan, ele disse que os fatos dos últimos dias mostram isso.

“Já foram mais de 60 mortos nesse fim de semana. Infelizmente, eu acredito que, talvez, a Ucrânia esteja caminhando, sim, para uma guerra civil. (…) Tivemos a derrubada de três helicópteros do governo de Kiev, isso indica a utilização de um armamento bem pesado. (…) Dependendo de como você enxergar uma guerra civil, já poderia até classificar hoje a Ucrânia praticamente em guerra civil”, contou Gunther.

Na opinião do cientista político, as sanções podem ser o caminho para frear as ações da Rússia contra a Ucrânia. De acordo com ele, “o aperto aos poucos no órgão mais sensível do ser humano, que é o bolso”, é uma forma eficaz contra o governo russo.

Gunther disse ainda que as medidas implementadas contra a Rússia até o momento não surtiram efeitos por causa da situação de “dependência” europeia do país.

“Tem uma dependência muito grande da Rússia. Fundamentalmente no gás, (…) assim como de investimentos dos bilionários russos em vários mercados europeus, principalmente no mercado britânico. O grande receio de lideranças e empresários europeus é que, se endurecerem contra a Rússia, esse dinheiro pode sair, afetando os mercados europeus ou até uma diminuição no fornecimento de gás. (…) Por isso dessa divisão e desse enfraquecimento do ocidente frente ao governo russo”, explicou o cientista político.

Confira a entrevista completa de Gunther Rudzit no programa Pingos nos Is no áudio acima.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.