Sobe para 51 número de mortos pela erupção do vulcão Ontake

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 05h50

Quatro novos corpos foram encontrados neste sábado (04) perto do topo do vulcão Ontake, no centro do Japão, cuja erupção deixou até o momento 51 mortos e 69 feridos, informou a emissora pública NHK.

Segundo autoridades do governo de Nagano, os quatro corpos foram achados nas encostas do monte, fora das trilhas habituais de montanhismo, área que começou a ser vasculhada pela primeira vez.

A cinza expelida pelo vulcão e acumulada no solo se transformou em um espesso lamaçal devido às chuvas dos dois últimos dias. Por isso, as equipes de resgate estão usando detectores de metais para encontrar possíveis corpos.

Ainda não se sabe se as três vítima são algum dos 16 montanhistas que estão desaparecidos desde a erupção do Ontake, no dia 27 de setembro.

Não se descarta que possa haver mais desaparecidos, pois é difícil contabilizar o número de excursionistas que subiram ao vulcão procedentes de várias estações de acesso no dia da erupção.

O Ontake, o segundo maior vulcão do Japão com 3.067 metros de altura e situado a cerca de 100 quilômetros da cidade de Nagoia, entrou em erupção no último sábado (27), quando centenas de montanhistas estavam na montanha.

As operações de resgate foram encerrados neste sábado e as autoridades ainda não decidiram se as buscas serão retomadas no domingo, devido à iminente chegada do tufão Phanfone.