SP já possui mais de 2.800 casos confirmados de dengue; uma pessoa já morreu

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2015 12h42
  • BlueSky
<p>Número de casos teve alta de 57%</p> Mauro Pimentel/Folhapress Sobe número de casos de dengue

Já passa de 2.800 o número de casos de dengue confirmados na cidade de São Paulo. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o total de notificações da doença está perto de 11 mil.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a dengue já matou uma pessoa neste ano. A repórter Helen Braun percorreu a zona norte da capital, ponto crítico de infecções, e ouviu muitas queixas nos hospitais e postos de saúde.

*Confira os depoimentos no áudio

No Jardim Carumbé e Jardim Paulistano, a aposentada Elizabete Ribeiro reclamou da ausência de profissionais para orientar a população. Outra reclamação é a demora para conseguir atendimento. André Moreno foi um dos pacientes que encontrou dificuldades para identificar e tratar a doença.

“Estou mal, três dias sem comer, dor no olho, diarreia, dor de cabeça, febre e no AMA não tem ningué para atender”, relatou André.

A população disse ainda que na região há lixo acumulado em vias públicas e carros depenados transformados em mini cisternas de água limpa. O prefeito Fernando Haddad revelou que a Zona Norte apresenta ainda outro problema que serve como atrativo para o mosquito da dengue.

“O problema é que o mosquito viaja e chega pelas estradas. a carga dos caminhões atrai mosquitos. A carga de caminhão atrai naturalmente o mosquito da dengue. O cuidado que tem na Zona Norte é que ali é a entrada da cidade”, explicou o prefeito.

A zona norte de São Paulo tem 45% dos casos de dengue na cidade, e a tendência é de aumento dessa participação no próximo bimestre. As autoridades sanitárias devem reforçar as campanhas de conscientização e de combate ao Aedes aegypti.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.