SP: Polícia Civil tenta transferir detentos, mas desiste para evitar confronto

  • Por Agência Brasil
  • 20/03/2014 13h30

A Polícia Civil tentou transferir, na manhã de hoje (20), cerca de 100 detentos que estão na carceragem do 2º Distrito Policial (DP), no bairro do Bom Retiro, região central, para o Centro de Detenção Provisória (CDP) do Belém, na zona leste, mas desistiu por receio de confronto com agentes penitenciários, que estão em greve desde o dia 10 deste mês. Quatro caminhões saíram por volta das 10h do 2ª DP, escoltados por agentes da Polícia Civil, em direção à zona leste, mas pouco tempo depois retornaram por causa de um protesto dos agentes penitenciários, em frente ao CDP do Belém.

 

De acordo com os policiais civis, a desistência ocorreu para evitar qualquer tipo de confronto com os grevistas. O 2º DP é um dos oito distritos da capital que recebem presos de passagem, enquanto aguardam a transferência para CDPs.

Por causa da greve dos agentes penitenciários, as transferências foram suspensas, o que provocou a superlotação desses distritos. A capacidade do 2º DP, por exemplo, é 35 detentos, mas atualmente abriga aproximadamente 140. Segundo os policias civis, novas tentativas de transferência de presos devem ser feitas pelo Centro Integrado de Assuntos Prisionais.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária informa que o governo paulista “mantém a disposição de negociar com as entidades representantes dos agentes penitenciários e espera responsabilidade dos líderes do movimento na manutenção dos serviços essenciais determinados por lei”. A nota lembra que “o juiz Sérgio Serrano Nunes Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou  que ficam proibidas quaisquer medidas que impeçam o transporte de detentos para audiências e julgamento e a transferência de presos entre unidades.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.