STF retomará julgamento sobre ampliação do foro privilegiado
O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta sexta-feira (20) o julgamento sobre a ampliação do foro privilegiado. A Corte já formou maioria pela ampliação, mas o ministro André Mendonça pediu vista para a conclusão do voto. O julgamento ocorre em plenário virtual e se estenderá até a próxima sexta-feira (27). Com o novo entendimento do STF, alguns processos podem retornar à instância máxima, como o caso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve pedidos de investigação solicitados após o fim de seu mandato por situações ocorridas enquanto era presidente. Também pode impactar o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, acusado de assédio sexual — ele pode ter um inquérito aberto pela Suprema Corte. Além deles, outros dois parlamentares podem ser julgados com base nesse entendimento: o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), por suposta prática de rachadinha enquanto era deputado federal, e a ex-senadora Rose de Freitas (MDB-ES), por suposto crime de corrupção passiva.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/cta_logo_jp_geral.png” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O julgamento sobre o foro privilegiado teve início em março deste ano, mas foi interrompido pelo pedido de vista do ministro André Mendonça. A análise foi proposta pelo ministro Gilmar Mendes, que sugeriu que as autoridades continuem sendo julgadas pelo STF por crimes cometidos durante o exercício do cargo. Crimes ocorridos antes da ocupação do cargo seriam remetidos às instâncias inferiores. Até agora, seguiram o voto de Gilmar Mendes os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Hoje, espera-se o voto dos ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Nunes Marques.
*Com informações de Aline Becketty
[jp-related-posts ids=”1725416,1725007″]
* Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas