STJ suspende acordo da Samarco com poder público

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/07/2016 10h45
Resplendor (MG) - Imagem aérea mostra a a lama no Rio Doce, na cidade Resplendor ( Fred Loureiro/ Secom ES) Fred Loureiro / Secom ES Rio Doce após desastre da Samarco

A Vale informou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª região que havia homologado o acordo sobre o rompimento da barragem da Samarco na cidade de Mariana (MG). A mineradora explica que, com essa liminar, fica restaurada a ação civil pública de R$ 20,2 bilhões ajuizada contra a Samarco, a Vale e a BHP Brasil.

A decisão do TRF, datada de 5 de maio último, foi a que homologou o acordo entre as empresas com a União, os Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais e outras autoridades públicas.

“A Vale esclarece que continuará a cumprir o acordo, suportando a recuperação das comunidades e do meio ambiente afetados pela ruptura da barragem de fundão da Samarco e irá tomar as medidas judiciais necessárias para confirmar a homologação do mesmo”, diz a companhia, em nota.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.