Subsecretário-geral da ONU irá à Ucrânia para ter informação da crise

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2014 21h03
  • BlueSky

Nações Unidas, 2 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu enviar à Ucrânia o seu subsecretário-geral Jan Eliasson, que viajará ainda neste domingo para analisar a situação no terreno, informou o organismo.

“Na Ucrânia, o subsecretário-geral receberá pessoalmente informação dos fatos no terreno e, posteriormente, informará ao secretário-geral sobre os passos seguintes que as Nações Unidas poderiam tomar” para diminuir a tensão, afirmou em comunicado o escritório do porta-voz de Ban.

A viagem de Eliasson foi acertada depois da reunião de ontem do Conselho de Segurança, na qual as potências ocidentais criticaram duramente a intervenção russa na Ucrânia e pediram para recuar.

Enquanto isso, a Rússia defendeu sua gestão da crise e denunciou as ingerências ocidentais na Ucrânia que, na sua opinião, foram o detonante de toda a crise.

Eliasson, que participou da sessão no lugar de Ban, defendeu a necessidade de calma e de optar pelo diálogo para enfrentar a tensa situação.

Anteriormente, Ban já tinha enviado à Ucrânia o diplomata holandês Robert Serry, que foi embora do país após não poder visitar a Crimeia como tinha previsto.

A viagem de Eliasson se soma a de outros representantes de governos e organismos internacionais, entre eles o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry. Ele anunciou hoje que viajará na terça-feira a Kiev para expressar o apoio americano às autoridades ucranianas perante a intervenção militar russa na Crimeia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.