Tabaré Vázquez convocará “grande encontro nacional” se for eleito presidente

  • Por Agencia EFE
  • 30/11/2014 14h10

Montevidéu, 30 nov (EFE). – Tabaré Vázquez, candidato do governista Frente Ampla e favorito a ganhar o segundo turno das eleições que acontecem neste domingo no Uruguai, afirmou pouco antes de votar que convocará um “grande encontro nacional” se for eleito para um novo período à frente do governo.

“Vamos chamar um grande encontro nacional para analisar (com os demais partidos políticos) temas econômicos, políticos e sociais para entre todos desenhar o Uruguai do futuro”, afirmou ele em improvisada entrevista coletiva.

Vázquez tem o costume de votar imediatamente após a abertura dos colégios. Seu posto de eleitoral é o Club Arbolito, local que ajudou a fundar no bairro La Teja, em Montevidéu, onde passou a infância e a adolescência.

Perguntado por uma jornalista boliviana, Vázquez, que foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010, enviou uma “grande saudação” ao líder da Bolívia, Evo Morales, a quem definiu como “amigo da vida”. Além disso, ele anunciou sua vontade de “ajudar a impulsionar” a integração na América Latina que qualificou como “muito importante” para toda a região.

O ex-mandatário, de 74 anos, também falou sobre seu rival no segundo turno e aspirante do Partido Nacional, também conhecido como “Blanco”, Luis Lacalle Pou. Ele o definiu como um “homem jovem e inteligente”, e arriscou fazer a previsão de que o oponente terá “um futuro muito importante” na política uruguaia.

Vázquez anunciou que caso retorne a presidência do Uruguai em 1 de março de 2015 voltará a realizar reuniões do Conselho de Ministros no interior do país, como já fez em sua primeira administração.

Apesar da chuva forte que atrapalha o dia no país e, inclusive, motivou um alerta meteorológico, Vázquez pediu “um esforço” de seus compatriotas para que votem “apesar do dia complicado”.

Ele revelou que almoçará um assado com sua família e à noite irá a um hotel de Montevidéu que elegeu como “quartel-general” durante a campanha eleitoral para aguardar os resultados oficiais do segundo turno. O candidato se mostrou partidário de “modificar” o sistema eleitoral uruguaio ao entender que um segundo turno “não se justifica” quando há resultados como o do primeiro.

A governante coalizão de esquerda Frente Ampla se impôs com 47,8% dos votos no primeiro turno em 26 de outubro, contra toda previsão obteve a maioria na Câmara dos Deputados (50 em 99) e conseguiu a maioria necessária de votos para entrar na presidência sem a necessidade de segundo turno. O “Blanco”, o segundo mais votado, ficou com 30,9% e com possibilidade muito reduzida de ganhar do governo da esquerda no segundo turno.

Vázquez antecipou que se sair vitorioso aproveitará o período de transição, até 1 de março quando assumirá, para “preparar várias ideias”, e deixou clara a possibilidade de apresentar alguns projetos de lei já nesse mesmo dia ao iniciar seu segundo governo. EFE

jf/cdr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.