Talibãs divulgam vídeo de soldado americano libertado
Cabul, 4 jun (EFE).- Os talibãs divulgaram nesta quarta-feira um vídeo no qual mostram o momento em que os insurgentes libertam o soldado Bowe Bergdahl, o único prisioneiro dos Estados Unidos preso no Afeganistão, e é retirado em um helicóptero do Exército dos EUA.
“Esse é o distrito de Alisher, na província de Khost. Trouxemos o soldado americano para libertá-lo”, afirma um dos homens do bando talibã no vídeo, divulgado pelos insurgentes em seu site.
“Temos certeza de que o inimigo não poderá fazer nada, mas mesmo assim tomamos medidas de segurança extremas”, acrescenta o insurgente, enquanto veem-se homens de turbante armados com bazucas e rifles, tanto nas ruas como nas colinas ao redor.
Nas primeiras imagens do sargento Bergdahl – que estava no cativeiro desde junho de 2009 – aparece desconcertado, piscando muito, incomodado com a claridade depois de passar um longo período encapuzado.
Em seguida, o vídeo mostra a chegada do helicóptero das forças especiais americanas e um par de homens se aproximando dos talibãs, os cumprimentando e levando o sargento, que revistam antes de embarcar na aeronave.
“Não volte ao Afeganistão, porque se fizer isso não o deixaremos vivo”, advertem os talibãs, depois de dar um turbante ao sargento como lembrança.
A libertação do Bergdahl no sábado à tarde (horário local) aconteceu após ser trocado por cinco prisioneiros talibãs que estavam na prisão de Guantánamo (Cuba) e que foram transferidos ao emirado do Catar, onde permanecerão pelo menos um ano. EFE
fpw-mt/tr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.