Tarcísio de Freitas anuncia novos secretários e confirma 23 pastas para o futuro governo de São Paulo
O secretariado do governador eleito de São Paulo já está completo. Na última quarta-feira, 21, Tarcísio Gomes de Freitas anunciou os nomes que vão compor sua gestão a partir de 1º de janeiro de 2023. Marco Antônio Assalve, por exemplo, continuará como secretário de Transportes Metropolitanos. Marcello Streifinger será secretário de Administração Penitenciária, enquanto Marília Marton foi nomeada secretária estadual de Cultura e Economia Criativa. Já Antônio Junqueira de Queiroz ocupará a secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento. Sonaira Fernandes, por sua vez, chefiará a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. Já a coronel Helena Reis estará à frente da Secretaria de Esportes. Marcelo Branco, homem ligado a Gilberto Kassab, será o novo secretário de Habitação. José Luís Lima comandará o Desenvolvimento Econômico, e Fábio Prieto vai capitanear a pasta da Justiça. Caberá a José Vicente Santini, ex-assessor do presidente Jair Bolsonaro (PL), chefiar o escritório de São Paulo em Brasília. Coordenador da campanha de Tarcísio e da transição de governo, Guilherme Domingos estará liderando os Projetos Estratégicos.
Em pronunciamento, Tarcísio ressaltou a diversidade no futuro governo. “Estou procurando competências. São seis mulheres me acompanhando. São cinco secretários mais a PGR do Estado. Observe o papel que a Procuradoria tem. É uma pessoal de absoluta confiança. Temos representantes da comunidade negra, afrodescendentes. Estou satisfeito, sim. Mais importante, você não pode olhar a cor do secretariado, mas a qualidade de política pública. É aí que mora a inclusão”, disse. Chamou atenção no anúncio, porém, o fato de não ter nenhum tucano no secretariado. Questionado se rompeu o cordão umbilical com o PSDB, que comandou o Estado nas últimas décadas, Tarcísio disse que as escolhas foram técnicas e que não faz distinção. “Procuro competências, não olho o partido. Tem alguns secretários que até são filiados a partidos, mas não olhei isso. Olhei a competência. Estou falando do primeiro escalão. Temos que reconhecer que o governo tem quadros técnicos excepcionais, muitos tiveram ligação com o PSDB e serão aproveitados por sua competência. Não vou fazer qualquer distinção”, acrescentou. O nome para a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação também foi escolhido, mas não anunciado, já que a pessoa está realizando os trâmites para se desvencilhar de sua atividade atual. Tarcísio ainda indicou que os secretários terão autonomia para escolher os presidentes das autarquias, mas não descarta sugerir nomes. O futuro governador ainda afirma que São Paulo será mais agressivo no cenário internacional, pois trata da terceira economia da América Latina.
[jp-related-posts ids=”1351812,1351725″]
*Com informações do repórter Daniel Lian
Assuntos
continue lendo
Brasil
SP anuncia R$ 29 bilhões em ações para enfrentar impactos do El Niño
Plano reúne 181 medidas de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos, com participação de 50 instituições e investimentos previstos até 2029
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 1 semana
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 2 semanas
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 2 semanas