Taxistas cariocas protestam contra aplicativo Uber

  • Por Agencia EFE
  • 24/07/2015 11h19

Rio de Janeiro, 24 jul (EFE).- Os taxistas da cidade do Rio de Janeiro pararam seus veículos na manhã desta sexta-feira em protesto contra a plataforma de transportes Uber, um serviço oferecido através de um aplicativo para celular que já gerou manifestações em diversas partes do mundo.

Os motoristas se mobilizaram desde o começo da manhã contra “o transporte pirata” e “a concorrência desleal”, que, na sua opinião, o Uber representa. O serviço é uma plataforma na internet que põe em contato passageiros e motoristas privados.

O protesto, que reuniu cerca de 1.500 veículos, bloqueou várias vias da cidade e deixou sem serviço de táxi centenas de cidadãos.

Diante da repercussão da manifestação, o Uber contra-atacou e ofereceu a seus clientes dois trajetos gratuitos de no máximo R$ 50 cada até as 19h.

“Sabemos que hoje será um dia complicado para a locomoção e para não deixar os cariocas sem opção, hoje todos poderão utilizar o Uber para qualquer lugar da cidade de graça”, divulgou a companhia em comunicado , com a hashtag #orionaopara.

A plataforma, que ganhou a inimizade dos taxistas em diferentes partes do mundo, defendeu que “os usuários têm o direito de escolher o modo no qual desejam se movimentar pela cidade”.

Recentemente, a Câmara Municipal de São Paulo vetou, em primeira instância, este aplicativo e inclusive a Secretaria Municipal de Transportes chegou a afirmar que vai recorrer à Polícia Militar para controlar o uso do Uber e investigar se esta plataforma pode estar incorrendo em delitos de evasão fiscal e de envio ilegal de remessas ao exterior. EFE

ass/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.