Jovem Pan fecha parceria com o Facebook News 

Notícias veiculadas pelo grupo passam a fazer parte dessa nova funcionalidade da rede social

  • Por Jovem Pan
  • 16/09/2021 08h00 - Atualizado em 16/09/2021 10h57
Reprodução/Facebook/Jovem PanParceria da Jovem Pan com o Facebook News visa oferecer ao público informação e conteúdo com diferentes vertentes, ângulos e pontos de vista

O Grupo Jovem Pan fechou uma parceria com o Facebook News, plataforma que estimula a publicação de conteúdos jornalísticos de credibilidade, para veiculação de matérias de seus principais programas jornalísticos. Os links são disponibilizados por meio da integração de uma interface de programação de publicações (API) com o Facebook. “Com o crescente interesse do público por conteúdos jornalísticos, muito devido ao número de fake news que circulam pelas redes, a Jovem Pan decidiu ampliar sua oferta de notícias, investindo cada vez mais na produção de novos programas em torno de temas relevantes à população e aumentando consideravelmente sua prestação de serviços”, destaca Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan

Atualmente, a Jovem Pan é considerada a maior produtora de conteúdo digital na América Latina, com uma produção diária de mais de 100 vídeos e cerca de 20 horas de transmissão ao vivo nas maiores plataformas mundiais, assim como para o aplicativo Panflix. “A parceria com o Facebook no fornecimento de conteúdo jornalístico para seu novo serviço, o Facebook News, casa perfeitamente com o nosso objetivo de oferecer ao público uma experiência 360º de informação e conteúdo, com diferentes vertentes, ângulos e pontos de vista”, complementa Araújo.

Para o Facebook, a parceria representa um programa de investimento de três anos no Brasil para apoiar veículos de notícias de todos os tamanhos e diferentes regiões, além de treinar milhares de jornalistas. Já foram assinados acordos comerciais com 20 organizações. Além disso, a empresa de tecnologia vai investir, adicionalmente a esses acordos, mais de US$ 2,6 milhões nos próximos 12 meses dedicados a fundos de inovação e projetos desenvolvidos em colaboração com associações de imprensa, que representam, juntas, mais de 200 veículos no país.

Os acordos comerciais são parte do News Innovation Test, uma iniciativa do Facebook que tem como objetivo trazer mais links notícias para a plataforma, além dos que já são compartilhados pelos veículos em suas páginas na rede social. Esses artigos e reportagens poderão ser mostrados em múltiplas superfícies, como os centros de informação disponíveis dentro da plataforma, entre outras novas formas de conectar as pessoas às notícias no Facebook. “Estamos comprometidos em apoiar o ecossistema de notícias no Brasil e felizes em anunciar nosso investimento e colaboração contínua com veículos e associações no país. Estamos trabalhando de perto com organizações de notícias para construirmos juntos novas oportunidades de conectar pessoas e notícias no Facebook, e sermos aliados nesse momento de grande transformação digital e no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis de jornalismo”, afirma a diretora de parcerias de notícias do Facebook para a América Latina, Claudia Gurfinkel.

Sobre a Jovem Pan 

Fundado em 1944, é o maior grupo de radiodifusão da América Latina. Com programação voltada ao jornalismo, entretenimento e esportes, a rede hoje se expande também para a operação digital, com mais de 42 canais online e serviço de streaming. O Grupo Jovem Pan tem o compromisso de promover o diálogo aberto entre os brasileiros, a análise crítica, abrindo seu espaço para os mais diferentes pontos de vista e opiniões. Maior canal de notícias do YouTube no Brasil e líder absoluto de audiência qualificada, o grupo de mídia conta com a Rádio Jovem Pan, quatro emissoras próprias, 102 afiliadas (sendo 79 emissoras em FM e 23 emissoras em AM), mais de 100 vídeos novos todos os dias, 20 mil horas de programação original por ano, exibidas em mais de 42 canais online, via Youtube, e a nova plataforma de transmissão de streaming, o Panflix. Além disso o grupo também tem investimentos na produtora de vídeo Vetor Zero, a produtora de animação LOBO, e a LIVE (área exclusiva da Jovem Pan, responsável pelo desenvolvimento e criação de branded content para projetos comerciais).