Telefônica e Santander lançam plataforma mundial de educação na internet

  • Por Agencia EFE
  • 27/07/2014 14h02

Rio de Janeiro, 27 jul (EFE).- A Telefônica e o Banco Santander apresentaram neste domingo no Rio de Janeiro uma plataforma mundial de educação superior que oferecerá cursos gratuitos na internet em português e espanhol.

A plataforma, chamada MiríadaX, foi apresentada em entrevista coletiva da qual participaram os presidentes de Telefônica, César Alierta, e Santander, Emilio Botín, no véspera do III Encontro Internacional de Reitores Universia, que vai ser realizado amanhã e terça-feira na capital fluminense.

O projeto funciona há um ano e meio com experiências em 33 universidades de Espanha, Argentina, Colômbia, Peru e Porto Rico.

Desde sua criação, em janeiro de 2013, o MiríadaX teve a inscrição de cerca de 745 mil alunos, dos quais 105.577 completaram os cursos, e conta com uma comunidade de 990 professores.

A plataforma será estendida aos centros educativos que fazem parte da Universia, rede patrocinada pelo Banco Santander que é integrada por 1.216 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos que contam com 14 milhões de alunos e professores.

Os cursos do MiríadaX estão abertos a todos os públicos, sem necessidade de que os estudantes sejam de uma universidade específica e tenham que ser submetidos a exames de acesso.

Ao aprovar os cursos, as universidades que os ministram emitem títulos aos alunos, explicou o executivo-chefe da Universia, Jaume Pagés.

Emilio Botín afirmou que a nova plataforma “é uma revolução” educativa equiparável à que propiciou a invenção da imprensa no século XV.

“A imprensa foi uma grande inovação e, sem dúvida, o conhecimento que se pode transmitir através da internet é possivelmente a próxima grande inovação educativa que temos o enorme privilégio de vivenciar”, disse Botín.

César Alierta afirmou considerar que a nova plataforma oferece um “grande potencial” para o sistema de educação ibero-americano e que contribuirá para “democratizar” o ensino na região.

No mesmo sentido, o reitor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), José Narro, disse que a importância do projeto está na capacidade de “diminuir as diferenças” entre países da região ibero-americana, alguns dos quais “têm 12 anos de média de educação, enquanto outros não chegam a dois”.

O MiríadaX é a maior plataforma em espanhol e português de cursos em linha maciços e abertos (MOOC, na sigla em inglês), uma modalidade educativa que tem como característica oferecer aulas pela internet, de forma gratuita, em grande escala e sem pôr impedimentos no acesso. EFE

mp/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.