Tempestade tropical Genevieve se forma longe do litoral pacífico mexicano

  • Por Agencia EFE
  • 25/07/2014 13h25

México, 25 jul (EFE).- A tempestade tropical Genevieve, a sétima da atual temporada de furacões no Pacífico, se formou nesta sexta-feira longe do litoral mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).

Nesta manhã, a Genevieve se localizava a 2.710 quilômetros de Cabo São Lázaro, no estado mexicano de Baixa Califórnia Sul.

A tempestade avança a 17 km/h em direção oeste, acompanhada de ventos sustentados de 65 km/h e sequências de 85 quilômetros, indicou o SMN em seu primeiro aviso de ciclone no Pacífico.

O organismo, que não emitiu alertas devido à impossibilidade de “afetar o território mexicano”, assinalou que Genevieve gera ondas de quatro metros de altura.

De acordo com a previsão dos meteorologistas, a tempestade se localizará a 3.000 quilômetros do litoral mexicano nas próximas 24 horas e se rebaixará a depressão tropical em um prazo de dois dias.

Segundo o SMN, a temporada deste ano deve registrar até 23 ciclones tropicais, sendo 14 no oceano Atlântico e nove no Pacífico.

Em 2013, o México foi atingido por oito ciclones tropicais, três na bacia do Atlântico e cinco na do Pacífico. Em meados de setembro, dois deles – os furacões Ingrid e Manuel – atingiram o país de maneira simultânea e causaram 157 mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.