Terremoto causa morte de montanhistas aos pés do Everest

  • Por Agência EFE
  • 25/04/2015 09h26
Divulgação/Visit Nepal Monte Everest

Vários montanhistas morreram ou ficaram feridos neste sábado no campo base aos pés do Everest em consequência do terremoto de 7,9 graus na escala Richter que atingiu o Nepal.

Javier Camacho Giménez, montanhista e fotógrafo espanhol, conversou com a Agência Efe pelo telefone. Junto com um amigo, Ricardo Fernández, estava no campo base para tentar chegar ao cume do Lhotse, montanha ligada ao monte Everest sem ajuda de oxigênio.

O terremoto que sacudiu ao país os surpreendeu no campo base e provocou uma avalanche desde o pico Pumori que sepultou alguns acampamentos, ocupados em sua maioria por montanhistas chineses e japoneses.

Camacho contou que a situação na base do Everest está “um caos”, os helicópteros não conseguem acessar e foi instalado um hospital de campanha para atender os feridos.

Tanto Camacho como Fernández estão ajudando nos trabalhos de resgate e constataram a morte de vários montanhistas. Eles calculam que há em torno de 40 ficaram feridos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto causou grandes danos em Katmandu.

O terremoto aconteceu às 03h11 (horário de Brasília). Houve pelo menos 12 réplicas: duas delas marcaram 5,5 e 6,6 graus e pelo menos outras quatro foram iguais ou superiores a 5 graus.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.