Terremoto de 5,3 graus atinge o norte do Chile

  • Por Agencia EFE
  • 04/01/2014 06h19

Santiago do Chile, 4 jan (EFE).- Um tremor de 5,3 graus de magnitude na escala Richter afetou na noite de ontem, sexta-feira, a região norte do Chile e, até o momento, não há informações sobre mortes e prejuízos materiais.

Segundo o Instituto Sismológico da Universidade do Chile, o terremoto ocorreu às 21h11 locais da sexta-feira (22h11 de Brasília) e seu epicentro foi localizado a 86 quilômetros de Alto Hospicio, a 1.811 quilômetros ao norte de Santiago, e a uma profundidade de 26 quilômetros.

Por outro lado, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), informou que o tremor teve uma magnitude de 5,9 graus na escala Richter.

Já o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, sigla em espanhol) do Chile, ligado ao Ministério do Interior, informou que o terremoto chegou a uma intensidade de 5 graus na escala internacional de Mercalli (que vai até 12), nas cidades de Iquique e Alto Hospicio, e de 3 graus em Pozo Almonte, La Tirana, Huara e Pica.

Por outro lado, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA, sigla em espanhol) chilena, descartou que o tremor pudesse gerar um tsunami no litoral do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.