Terremoto no México mata 3 na Guatemala

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2014 12h57

Cidade da Guatemala, 7 jul (EFE).- O terremoto que atingiu o México e reverberou na Guatemala com uma intensidade de 6,4 na escala Richter nesta segunda-feira deixou três mortos, segundo o diretor da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado.

A ministra guatemalteca de Educação, Cynthia da Águila, suspendeu as aulas na maioria dos estados do oeste do país, a região mais afetada pelo tremor.

O terremoto registrou na Guatemala oficialmente magnitude 6,4 na escala Richter, de acordo com um novo boletim do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), cujo diretor, Eddy Sánchez, assinalou que foi considerado “extremamente forte”.

Inicialmente o Insivumeh tinha calculado a magnitude em 6,6.

O epicentro do tremor foi a cerca de 200 quilômetros a oeste da Cidade da Guatemala, no litoral do México, na cidade de Puerto Madero, onde teve uma magnitude de 6,9, segundo o Sismológico Nacional.

No México até o momento não houve vítimas nem danos materiais.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos estimou em 7,1 Richter a magnitude do movimento e localizou seu epicentro a oito quilômetros da cidade de Puerto Madero, no município Tapachula, na fronteira com a Guatemala.

Um funcionário da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) da Guatemala, Sergio Cabañas, disse que foi decretado um alerta laranja (de prevenção) no país por causa do forte tremor, que afetou principalmente o departamento de São Marcos, na fronteira com o México.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.