Texas declara estado de emergência por tempestades que já deixaram 1 morto

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2015 18h46

Austin (EUA), 25 mai (EFE).- O governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de emergência nesta segunda-feira em 24 condados por causa das fortes tempestades e inundações que castigam esse estado do sul dos Estados Unidos e que já causaram pelo menos uma morte, além de outros dois falecidos na vizinha Oklahoma.

O Texas se viu gravemente afetado nas últimas horas por tornados, tempestades e inundações que forçaram a evacuação de milhares de pessoas de seus lares e vários cortes na provisão elétrica.

Além disso, 12 pessoas estão desaparecidas e os tornados seguem ameaçando áreas do centro e do norte do estado.

“O Texas reagiu com rapidez com o envio de todos os recursos disponíveis para ajudar os afetados e peço aos texanos que tomem todas as precauções possíveis para garantir sua segurança, a de seus familiares e vizinhos”, disse Abbott em comunicado .

As autoridades mantêm o alerta por tornados para as próximas horas nas áreas do centro e do norte do Texas e por inundações em grande parte do estado, assim como em Oklahoma, Louisiana e Arkansas.

As inundações provocaram neste fim de semana duas mortes em Oklahoma, onde uma mulher de 33 anos morreu dentro de seu carro arrastado pela corrente no sábado, e um bombeiro se afogou quando ajudava a resgatar outros cidadãos no domingo.

No Texas um homem morreu também no domingo, na cidade de San Marcos, por causa da enchente do rio Blanco, segundo informaram hoje as autoridades municipais.

As inundações provocaram a evacuação de milhares de pessoas, incluindo os prisioneiros do presídio do condado de Hays.

“Minhas orações estão com todos os que sofrem como consequência do desastre meteorológico e agradeço aos socorristas que trabalham incansavelmente para proporcionar refúgio, atendimento e recursos aos afetados”, concluiu o governador. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.