Tomam posse ministros de novo governo haitiano
Porto Príncipe, 19 jan (EFE).- O gabinete do primeiro-ministro do Haiti, Evans Paul, tomou posse nesta segunda-feira diante do presidente do país, Michel Martelly, que pediu aos mesmos que trabalhem em favor dos cidadãos, reportou a imprensa local.
Enquanto a cerimônia de posse ocorria no Palácio Nacional, a oposição mais radical contra Martelly afirmava que o novo governo não era mais que uma “operação cosmética” e que continuará nas ruas exigindo a renúncia do chefe de Estado.
Com a dissolução do parlamento, espera-se que Paul e seus ministros atuem com prudência, já que o próprio Martelly reiterou que não pretende executar medidas por decreto, mesmo que isso seja permitido pela Constituição do país.
Entre os novos membros do governo haitiano, nomeados pelo presidente Martelly, há dois membros da oposição socialdemocrata: Víctor Benoit, ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, e Ariel Henry, ministro do Interior.
Por sua vez, sete funcionários continuam em seus postos, entre eles os ministros de Relações Exteriores e Culto; Obras Públicas Transporte e Comunicações; Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural, Turismo; Educação e Saúde Pública, assim como Defesa.
Martelly anunciou na noite de ontem, através de um comunicado oficial divulgado em sua página do Facebook, a nomeação de 18 ministros e 16 secretários de Estado.
O governante designou a Yves Germain Joseph, que anteriormente era secretário-geral do Palácio Nacional, como ministro do Planejamento e Cooperação Externa.
Duly Brutus se mantém como ministro das Relações Exteriores e Culto, enquanto Pierre Richard Casimir, ministro das Relações Exteriores na primeira parte do governo do ex-primeiro-ministro Laurent Lamothe, ficará encarregado da pasta de Justiça e Segurança Pública.
Laleau Wilson, ex-ministro do Comércio e Indústria, foi nomeado ministro da Economia e Finanças, enquanto Jacques Rousseau se mantém como ministro de Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Jean François Thomas foi confirmado como ministro da Agricultura, Recursos Naturais e Desenvolvimento Rural, assim como Stéphanie Balmir Villedrouin, que permanece como ministra do Turismo e Indústrias Criativas, e Nesmy Manigat, como ministro da Educação e Formação Profissional.
Florence Duperval Guillaume também foi confirmada em seu cargo como ministra da Saúde Pública e População.
Hervey Day, por sua vez, foi nomeado ministro do Comércio e Indústria; Dithny Joan Raton, ministro da Cultura; Rotchild François Jr., ministro de Comunicação e Yves Rose Morquette foi designada como ministra da Mulher.
Lener Renauld se mantém no cargo de ministro da Defesa, enquanto Pieriche Olicier foi nomeado ministro dos Haitianos Residentes no Exterior e Jean Fritz Jean-Louis, vice-ministro do primeiro-ministro encarregado das questões eleitorais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.